• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

19/02/2019 Mensagem do Executivo abre as atividades legislativas de 2019 na Câmara de Natal

A Câmara Municipal de Natal iniciou, na tarde desta terça-feira (19), as atividades legislativas durante a primeira sessão ordinária de 2019. O ato contou com a participação do prefeito Álvaro Dias (PDT) que fez a leitura da mensagem anual do Executivo. Em seu discurso, o prefeito prestou contas da gestão em 2018 e explanou metas e ações para este ano. 

"Estou à frente da Prefeitura do Natal no início do ano passado e minha primeira tarefa foi manter em dia a prestação dos muitos e variados serviços oferecidos pelo município. Substitui uma gestão aprovada pela maioria da população e apesar de uma grave crise econômica jamais vista no país, a cidade mantém os serviços funcionando, o pagamento do funcionalismo feito durante todo o ano rigorosamente", afirmou Álvaro Dias, que lembrou o período turbulento que atravessa a economia do Brasil. 

"Tenho apreço, portanto, pelo papel fundamental que tem o Legislativo na definição das políticas públicas e no acompanhamento das ações de governo em todas as esferas", pontuou. 

Segundo ele, a prefeitura focou o trabalho prioritariamente na área social, especialmente Saúde, Educação e Assistência Social. "A educação cumpriu o ano letivo, nossas unidades de saúde, UPAs, Maternidades, Samu e hospital atendem uma demanda crescente de pessoas, os serviços de limpeza e manutenção da cidade não sofreram qualquer descontinuidade. Mais de 100 equipamentos esportivos estão sendo construídos, reformados ou modernizados. Muitas praças estão sendo recuperadas e outras construídas. Ao mesmo tempo, trabalhamos as bases para novos projetos sociais que serão implantados".

Dentre as prioridades da gestão para 2019, Álvaro Dias elencou a revisão do Plano Diretor de Natal, cuja última avaliação se deu em 2007. "De lá para cá foram muitas as mudanças vivenciadas em outras capitais que avançaram no contexto arquitetônico e urbanístico, enquanto Natal pacientemente espera pela revisão da nossa legislação. Assim, em junho do ano passado já sancionamos a lei que atualiza procedimentos para regularização urbanística, facilitando a legalização de imóveis para sanar de vez uma série de desconformidades, justamente se adequando a esses novos tempos de mudanças em nossa geografia", informou.

"Na revisão do Plano Diretor, acredito que a primeira preocupação do gestor público seja promover o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Temos que ter a preocupação de preservar nosso patrimônio natural, paisagístico e histórico, mas sem engessar a atração de investimentos e o crescimento e ocupação regular do solo de forma planejada e induzida para a geração de empregos e receita para o nosso município", completou o prefeito.

Os parlamentares avaliaram a mensagem do Executivo. Na opinião do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), o discurso do prefeito foi positivo. "Nosso desejo é que ele possa realizar tudo que citou e ampliar ações já em andamento. Considero muito importante para o Município esse relacionamento respeitoso entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Natal. Iniciamos o ano com boas expectativas e esperançosos por um ano próspero para a nossa cidade", afirmou Paulinho.

Por sua vez, a vereadora Divaneide Basílio (PT) disse que o poder público precisa enfrentar com determinação a violência contra a mulher. "Por exemplo, queremos avaliar  como está sendo conduzida a administração do Centro de Referência e Apoio à Mulher e o abrigamento das mulheres. Sabemos que a situação da população feminina da capital potiguar é difícil, com altos índices de violência. Dito isso, vamos acompanhar de perto as políticas públicas para as mulheres, que será uma pauta prioritária do nosso mandato", defendeu a parlamentar oposicionista. 

Já o líder da bancada governista, vereador Kleber Fernandes (PDT), falou que mesmo há pouco tempo no comando da Prefeitura, Álvaro Dias conseguiu desenvolver projetos em diversas áreas. "Podemos enumerar algumas atividades: a revitalização do comércio e da cultura do centro da cidade e do Alecrim, incentivos para o pequeno empreendedor, anunciou medidas na área da Saúde como a reforma da Maternidade Leide Morais e a convocação de novos servidores aprovados em concurso, a manutenção do Carnaval Multicultural de Natal, entre outras ações que garantiram o crescimento do município". 

Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior