• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

21/02/2019 Presidente da Câmara recebe taxistas e ouve reivindicações da categoria

Uma comissão de taxistas ouviu do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), em encontro realizado na tarde desta quinta-feira (21), que a Casa vai intermediar uma reunião com o prefeito Álvaro Dias (PDT) com o intuito de buscar uma solução para o conflito entre o segmento e o transporte individual de passageiros por aplicativos na capital potiguar. O grupo dos taxistas foi representado pelo presidente da Cooptax, Genário Torres. 

"É de conhecimento geral a necessidade de organizar essa situação. Os taxistas trabalham dentro de normas e merecem atenção. Por outro lado, os motoristas de aplicativos como a Uber representam uma tendência mundial, vieram para ficar e não podemos fugir dessa realidade. O que devemos fazer é lutar pela legalização da atividade para que a concorrência possa acontecer com equilíbrio", afirmou o presidente Paulinho Freire. 

O vereador Kleber Fernandes (PDT) avaliou de forma positiva o encontro. "Trata-se de uma questão nacional que é a institucionalização do transporte via aplicativos no Brasil, regulamentada através de lei federal que delegou aos municípios fazer suas respectivas regulamentações. Porém, aqui em Natal isso ainda não se concretizou e, consequentemente, no momento temos um número ilimitado de pessoas trabalhando no transporte por aplicativo. Ninguém quer acabar com essa atividade, apenas regulamentar e estabelecer o controle do poder público". 

"Foi uma reunião bastante proveitosa que tivemos aqui com os vereadores de Natal. Este parlamento sempre esteve aberto ao diálogo com a nossa categoria, que hoje vive momentos difíceis com a chegada, sem regulamentação, do transporte por aplicativos. Recorremos à Câmara para que possamos, ainda, discutir propostas para a regularização do serviço, porque, do jeito que tá, não pode continuar", defendeu Genário Torres.


Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Semsur

Na sequência, uma comissão de auxiliares de campo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi recebida pelo presidente da Câmara Paulinho Freire e pelo vereador Raniere Barbosa (Avante) para discutir a implementação do plano de cargos, carreiras e salários do setor. 

"A pauta de reivindicação é que seja encaminhado o plano de cargos para aprovação no plenário desta Casa, com uma alteração que implica na mudança da Fonte 101 para a Fonte 127. A 101 está na folha de pessoal, enquanto a 127 na Cosip, pois eles trabalham na Prefeitura, inclusive na fiscalização que pode ajudar desonerando um contrato terceirizado para passar a usar os próprios servidores, o que seria um avanço. Os auxiliares de campo desempenham um papel fundamental no município e merecem ter seus pleitos acatados pelo Executivo", explicou Raniere Barbosa.. 

De acordo com o auxiliar de campo Pablo Costa, a realização do plano de cargos e salários valorizará o profissional da categoria. “A execução do plano é importante para valorizar a categoria, pois desempenhamos um papel muito relevante na cidade de Natal, nós trabalhamos com o ordenamento do espaço público. Portanto, esse plano vai nos trazer um respaldo maior para que possamos trabalhar ainda com mais força pela cidade”.


Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior / Verônica Macedo