• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

28/02/2019 Câmara de Natal celebra, com solenidade, 20 anos do UNI-RN

"Uma instituição que tem em sua essência valores como retidão, ética, compromisso com a educação em todas as suas vertentes e, acima de tudo, o foco nas pessoas como agentes transformadores da sociedade". Foram essas as palavras do vereador Kleber Fernandes (PDT) ao abrir na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (27), uma sessão solene para celebrar os 20 anos do UNI-RN. A cerimônia contou com a presença do reitor da Universidade, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, além de gestores, docentes, funcionários e alunos. Na ocasião, 23 personalidades que fizeram parte da história da universidade receberam diploma meritório. 

Atualmente, o UNI-RN oferece 14 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Educação Física (bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Serviço Social. Também encontram-se em funcionamento, com pleno êxito e em caráter de expansão, mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Empresarial, Contabilidade, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Meio Ambiente, Saúde e Serviço Social.  

Em seu discurso, Kleber Fernandes recordou sua ligação com o UNI-RN. "Foi lá que fiz meu primeiro curso universitário, o de Administração de Empresas. Foi lá que dei, também, meus primeiros passos na vida pública, ao assumir, por duas vezes, a presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Me apeguei de tal modo à instituição que reingressei para um novo curso, desta vez o de Direito. Saí já advogado, uma vez que fui aprovado no Exame de Ordem da OAB ainda antes de concluir o curso, fato que atesta o nível de excelência do ensino", pontuou o parlamentar.

"Graças aos valores consolidados por seus idealizadores e levados adiante por cada um dos funcionários, a universidade se tornou referência em nosso estado quando o assunto é ensino de qualidade e formação acadêmica. Ao comemorar 20 anos de história, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte nos enche de orgulho. Não apenas a quem passou por suas salas de aula e corredores: é hoje um patrimônio do povo potiguar", acrescentou. 

Ao fazer uso da palavra, o reitor Daladier Cunha Lima disse que toda comunidade universitária está honrada com a homenagem da Casa do Povo. "Como diz a sabedoria popular, a voz do povo é a voz de Deus. Portanto, é um reconhecimento importante, que brinda duas décadas de bons serviços prestados à sociedade norte-riograndense e ao país", comemorou Daladier, que completou: "Os diferenciais da nossa universidade é a qualidade, a ética e o amor à educação. São conceitos dos quais não abrimos mão".

Manoel de Medeiros Britto, presidente da Liga de Ensino do RN, falou em nome dos homenageados. "O UNI-RN é uma instituição mantida pela Liga de Ensino que, por sua vez, foi idealizada por figuras como Varela Santiago e Henrique Castriciano. Aqui, cabe ressaltar, a personalidade da professora Noilde Ramalho, que transformou os três estabelecimentos - Escola Doméstica, Complexo Educacional Henrique Castriciano e UNI-RN - em uma só unidade sob o comando do professor Daladier", explicou.

Também entre os agraciados com a horaria do Legislativo natalense, Linduarte Leitão de Medeiros Brito, fundador e primeiro presidente do DCE da universidade, agradeceu ao parlamento municipal pela realização da solenidade. "Passa um filme na memória, pois foram momentos marcantes na vida de todos que estão aqui. Tivemos a oportunidade de testemunhar o nascimento de um dos mais relevantes centros universitários do Brasil. Aproveito para expressar minha gratidão à Câmara de Natal por celebrar conosco 20 anos de vitórias".  

Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo