12/04/2019 Câmara Municipal homenageia os 50 anos da AMPERN

Uma sessão solene carregada de emoção, simbolismo e história. Foi assim que a Câmara Municipal de Natal celebrou, nesta quinta-feira (11), os 50 anos da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte - AMPERN. A solenidade, que homenageou procuradoras e procuradores que contribuíram para a fundação da instituição, foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB). Participaram da cerimônia autoridades do Judiciário e representantes da magistratura, advocacia e entidades de classe.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Paulinho Freire falou sobre a relevância do MPRN para o Brasil. "Depois da Constituição de 1988, quando ganhou força, passou a ter ainda mais protagonismo na luta em favor da sociedade, fiscalizando o cumprimento das leis e garantindo os direitos de todos os brasileiros. Aliás, o trabalho dessa instituição é um dos principais pilares que sustentam a democracia", disse ele.

"Hoje, o Legislativo natalense, representando a população, celebra o aniversário da AMPERN destacando os fundadores desta entidade em nome de todos os seus associados e membros. É um momento propício para agraciar um trabalho que ajuda de forma decisiva para o engrandecimento da classe e a defesa da autonomia do Ministério Público potiguar", completou.

Na sequência, o presidente da AMPERN, Fernando Vasconcelos, falou que a associação nestes 50 anos tem buscado fortalecer a carreira através da garantia das prerrogativas da categoria. "Criada em 1969, a instituição acompanhou toda evolução do MPRN, que na época era pequeno e pouco representativo, mas que com o passar do tempo cresceu e atualmente possui muitas atribuições, especialmente na proteção dos interesses coletivos e do regime democrático. Em tempo: a AMPERN foi a ponta de lança neste processo de crescimento institucional".

Zélia Madruga, procuradora aposentada e uma das fundadoras da associação, afirmou que a distinção é significativa para todos os profissionais que atuam na promoção da Justiça. "Trata-se de uma história da qual participo desde o início, testemunhei cada capítulo dessa trajetória, comemorei as vitórias. Estou muito feliz pelo carinho e apreço de todos", comemorou Zélia, que foi uma das personalidades homenageadas da noite.

O ex-presidente e sócio fundador da instituição, Otávio Pereira de Mello, também foi agraciado com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade. "Olho para trás e vejo muita batalha, muitos sucessos, muitas alegrias. Isso tudo só foi possível porque temos uma equipe unida, esforçada, com mentalidade coletiva, consciente do seu papel social. Portanto, o futuro é promissor. E que venham mais 50 anos!".

Fotos: Verônica Macedo