• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

30/04/2019 Câmara Municipal participa de solenidade em homenagem ao Dia do Trabalhador

A Câmara Municipal de Natal, representada pela vereadora Divaneide Basílio (PT), participou nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do RN, da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador. Proposta pelo deputado Francisco do PT, a solenidade agraciou 14 personalidades com diplomas pelos relevantes serviços prestados à classe trabalhadora. “A solenidade homenageia pessoas que fizeram a história de luta do movimento sindical, são referências na luta diária pelos direitos dos trabalhadores e muito me honra representar a Câmara Municipal de Natal e poder compartilhar, junto com essas pessoas que também são minhas referências, esse dia tão importante”, afirmou Divaneide Basílio. 

O propositor da solenidade, deputado Francisco do PT, enfatizou que é necessário valorizar o trabalhador, principalmente pelo momento que a classe está vivendo. “Estamos passando por um momento em que muitos direitos da classe trabalhadora estão sendo duramente ameaçados por propostas enviadas pelo atual governo federal, por isso, nada mais justo do que prestar essa homenagem aos homens e mulheres que têm dedicado suas vidas a lutar pelos direitos dos trabalhadores do nosso estado, do nosso país”, comentou o deputado. 

A governadora Fátima Bezerra esteve presente e destacou a importância da data. “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa por essa homenagem, porque é extremamente justa. É o reconhecimento de todos aqueles companheiros e companheiras que têm dado uma contribuição inestimável em prol da cidadania e da dignidade dos trabalhadores do Rio Grande do Norte”, disse a governadora. 

Algumas personalidades foram homenageadas in memoriam, como Vilma Aparecida de Araújo. “Estou muito honrado de receber essa homenagem em nome da minha esposa, que infelizmente não está mais entre nós. Vilma Aparecida foi a primeira presidente mulher da Central Única dos Trabalhadores - CUT, foi uma mulher guerreira, que sempre lutou e se dedicou pelo trabalhador, pelos direitos do trabalhador”, afirmou Carlos França.

HISTÓRIA
O Dia do Trabalhador é comemorado em 01 de maio e remota ao dia 01/05/1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente, a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 13 horas, para 8 horas. A paralisação foi fortemente repreendida resultando em feridos, prisões e mortos. Em memória aos trabalhadores de Chicago e com o objetivo de celebrar as conquistas desses trabalhadores ao longo da história, foi decretado feriado em 01 de maio.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Alberto Leandro