08/05/2019 Projeto Praia Inclusiva recebe apoio da Comissão da Pessoa com Deficiência

O projeto "Praia Inclusiva" recebeu atenção da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida durante reunião na manhã desta quarta-feira (8). Os vereadores da comissão deverão comparecer a uma edição do projeto que acontece na Praia de Ponta Negra e cobrar apoio dos órgão públicos para a ação que realiza banho assistido às pessoas com deficiência, além da prática esportiva. Na reunião também foram aprovados projetos que atendem à população com deficiência.

"Tivemos uma reunião produtiva e vamos participar do Praia Inclusiva, cobrar em requerimentos o apoio que o projeto necessita e solicitar a ampliação para outras praias da cidade", disse a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão. No Praia Inclusiva, além das cadeiras especiais, pessoas com deficiência podem praticar esportes como caiaque, stand-up, vôlei de praia e futebol adaptado, gratuitamente.

A ação é realizada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef/RN) e Faculdade UNINASSAU. "Ainda necessitamos de banheiro na praia e uma tenda para abrigar os participantes. Já solicitamos à Prefeitura este apoio, mas ainda não conseguimos e acreditamos que a comissão poderá nos ajudar", relata Tércio Tinoco, presidente da Sadef.

Na reunião, os vereadores aprovaram o projeto de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT), que institui o Selo Amigo do Idoso para empresas e instituições que promovam e implementem ações em benefício dos idosos; e o projeto, de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB), que exige um sinal sonoro nos estabelecimentos públicos e privados que trabalham com distribuição de fichas para atendimento. "Isso vai beneficiar as pessoas com deficiência visual que precisarem ser atendidas. Garante a elas o direito a ter acesso ao serviço e evita constrangimentos já que não conseguem visualizar o que está escrito nos painéis ou fichas", explica o vereador. A vereadora Nina Souza (PDT) também participou da reunião.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso