09/05/2019 Em sessão solene, Câmara concede cidadania natalense a Manoel de Medeiros Brito

Em homenagem ao trabalho social, trajetória política, dedicação à cultura, compromisso com a educação e a orientação na vida de jovens natalenses, a Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta quarta-feira (08), através da propositura da vereadora Ana Paula (DC), uma sessão solene para concessão do Título de Cidadão Natalense ao advogado Manoel Medeiros. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre políticos e representantes de entidades e instituições.

No Plenário, a vereadora Ana Paula destacou as iniciativas promovidas pelo homenageado em prol da população a partir de projetos socioeducativos, de pesquisa e assistência em saúde. "Trata-se de uma grande personalidade, que dedica seu precioso tempo ao Escritório de Assessoramento às Empresas do RN ou exercendo as presidências do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do RN, mantenedor do Hospital Infantil Varela Santiago, e da Liga de Ensino do RN, mantenedora da Escola Doméstica, do Colégio Henrique Castriciano e da UNI/RN", disse ela.

"Seu vasto currículo lhe possibilitou navegar entre as mais simples e as mais complexas atividades laborais. Como coroamento à sua longa caminhada e fecunda prestação de serviços, coube-lhe afirmar, na forma de um legado ético, que muito mais que a simples lista de cargos exercidos, o que deve permanecer como exemplo às futuras gerações é a forma de exercício das respectivas funções desempenhadas, com absoluta prevalência da honradez, da probidade e da competência", completou.

Presente no ato solene, o jornalista Paulo Macedo falou sobre a história de Manoel Medeiros. "Um homem forte e corajoso, norte-rio-grandense da bela e hospitaleira cidade de Jardim do Seridó, que aos 90 anos consegue presidir instituições gigantes, inclusive a Escola Doméstica, uma tradição na educação potiguar. Portanto, esse dia marca um momento definitivo para que o Rio Grande do Norte reconheça o que Manoel representa".

O ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte José Agripino Maia destacou a habilidade política do mais novo cidadão natalense. "Política se constrói com agregação. Nas palavras do saudoso governador Dinarte Mariz, política significa você conviver com todos e escolher os seus. Isso posto, podemos dizer que Manoel Medeiros fez disso uma meta de vida, haja vista que ele conviveu, ao mesmo tempo, com Aluízio Alves e Dinarte Mariz, que eram inimigos políticos. Ele foi deputado estadual e conseguiu firmar amizades na classe política independente de ideologias e partidarismos. Suas marcas registradas são a sensatez e o equilíbrio".

Ao fazer uso da palavra, Manoel Medeiros agradeceu a homenagem do Legislativo natalense. "Me sinto sensibilizado e emocionado com tanto carinho e reconhecimento. Como sempre tive identificação com Natal, já me considerava natalense. Todavia, uma solenidade dessa no parlamento municipal mexe com os sentimentos da gente. E quando entrei aqui passou um filme na minha cabeça, porque foi nesta cidade que recebi os apoios e estímulos que me deram as condições para alcançar meus objetivos na vida", comemorou.

Fotos: Verônica Macedo

SOLENIDADE DE ENTREGA DE TÍTULO AO SR MANOEL MEDEIROS BRITO -VER. ANA PAULA