02/08/2019 CMN faz sessão solene para homenagear 29 anos da ADEVIRN

A Câmara Municipal de Natal, através de propositura do vereador Robson Carvalho (PMB), realizou na noite desta quinta-feira (1) uma sessão solene em homenagem aos 29 anos da Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte, entidade de utilidade pública Municipal e Estadual. Na ocasião, foi feita a entrega de diploma meritório para personalidades reconhecidas pelo trabalho em prol das pessoas com deficiência.

Fundada no dia 26 de julho de 1990, a ADEVIRN oferece apoio aos deficientes visuais mais carentes com destaque para as aulas de Braille, locomoção e informática, nas quais os professores também são deficientes visuais. A instituição também dispõe de área esportiva, onde são desenvolvidas atividades como atletismo, goalball e judô de cegos, tendo atletas com renome nacional e internacional.

Conforme o vereador Robson Carvalho, o parlamento é um lugar estratégico para que as pessoas desenvolvam ativismo cívico e político. "É exatamente por isso que, com muito orgulho, estamos todos aqui. Temos parlamentares e grupos de apoio como a ADEVIRN comprometidos com a causa das pessoas com deficiência. Portanto, esta solenidade marca o engajamento do Legislativo e de toda a sociedade natalense com a luta pela inclusão social das pessoas com deficiência visual", defendeu.

"Através das atividades que desenvolvo na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, pude me aproximar desta temática. Com o passar do tempo, testemunhamos a força de vontade, verdadeiros milagres, e nos convencemos do real valor das pessoas com deficiência. Temos buscado com afinco soluções para os problemas deste segmento da sociedade, principalmente no quesito acessibilidade", explicou Robson.

Em seu discurso, a presidente da ADEVIRN, Lúcia Maria da Silva, disse que a postura positiva do Poder Público em relação às pessoas com deficiência é importante para a conquista de vitórias. "Auxiliamos todos que nos procuram e estamos ao longo de quase três décadas cumprindo nossa missão. Costumo dizer que a vida não acaba quando se perde a visão. Pelo contrário, é o começo de uma nova fase repleta de desafios, descobertas e crescimento", declarou.

"Trata-se de uma imensa honra receber esta homenagem. A Associação mudou a visão de atenção e cuidado da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte. Aproveito para ressaltar a participação da Câmara Municipal de Natal neste processo, que tem oferecido uma contribuição inestimável para que a cidadania, os direitos humanos e as oportunidades aconteçam", agradeceu Francisco das Chagas Araújo, fundador da instituição.

O judoca Arthur Silva, campeão nacional, panamericano e mundial, falou sobre esporte e superação. "A construção de uma carreira internacional, com campeonatos e medalhas, é fruto do enfrentamento das dificuldades diárias. Para tanto, o apoio da ADEVIRN foi fundamental, haja vista que desde 2010 represento a instituição das competições e sempre pude contar com a entidade".

Fotos: Verônica Macedo

Solenidade em comemoração aos 29 anos da ADEVIRN