• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

26/08/2019 Comissão de Saúde faz inspeção na UPA de Pajuçara

Os vereadores integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizaram na tarde desta segunda-feira (26), uma visita de inspeção à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Pajuçara, na Zona Norte da cidade. A visita foi motivada após denúncias de usuários e funcionários, que destacaram a falta de medicamentos como o principal problema do local. De acordo com o diretor da unidade, Graco Dorneles, os problemas já estão sendo solucionados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

“Nossa grande demanda atual é quanto à infraestrutura e a falta de medicamentos que está sendo resolvida pela secretaria. Então já foram feitos os andamentos das solicitações e já estamos com tudo quase encaminhado e a gente espera agora que seja tudo concluído. Com relação aos medicamentos, estamos com problema de abastecimento de soro fisiológico de grande volume e antibióticos, mas a informação é que já foi feita a licitação e estamos agora aguardando o envio desses medicamentos”, ressaltou Graco. 

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS, Bruno Oliveira, essas faltas são pontuais e já estão sendo resolvidas. “Existem faltas pontuais de produtos e de medicamentos, mas o departamento está sempre atento a essas questões para manter a regularidade de todos os serviços pra que todos possam funcionar bem”, afirmou Bruno Oliveira. 

Segundo a vereadora Carla Dickson (PROS), a falta de soro preocupa. “Observando a falta de medicamentos na UPA, nós viemos até o departamento responsável para saber o porquê dessa falta. Na semana passada eu recebi uma denúncia de que na UPA estava sem soro e isso é muito preocupante, porque num período de arboviroses esse produto é de extrema importância. O que foi nos passado é que existe sim, tanto soro fisiológico, quanto o soro ringer lactato e soro glicosado, só que o estoque está baixo, então isso preocupa, mas ao mesmo tempo que preocupa a secretaria de saúde já traz a resposta de que o problema é em todo o estado e o contrato que está sendo feito com a empresa está em via de termino e o estoque será regularizado”, explicou Carla Dickson. 

Os vereadores Franklin Capistrano (PSB) e Preto Aquino (PATRIOTA), destacaram a situação da regulação. “Essa visita foi importante porque pudemos acompanhar a realidade da UPA. Temos alguns problemas pontuais, que foram apontados pelo diretor da unidade, como o estrutural e também a questão da regulação de paciente, da qual iremos apontar ao secretário de saúde na próxima visita dele na Câmara e cobrar as soluções o mais rápido possível”, acrescentou Franklin. “Essa questão dos pacientes estarem aqui no prazo superior há 72 horas, isso por mais que a gente lute e cobre, infelizmente não é possível resolver do dia pra noite, haja vista que a quantidade de leitos é bem menor do que a quantidade de pacientes, mas existem situações do paciente passar mais de 15 dias, aí já é inadmissível. Temos que procurar uma solução, vamos procurar mais uma vez s secretaria para o quanto antes resolver esses problemas”, pontuou Preto Aquino. 

“O raio-x não está funcionando, nós vamos encaminhar para o secretário. Medicamentos tivemos uma sensível melhora porque a demanda caiu. Quando nós tivemos na última UPA tinha gente em todos os lugares. Então a demanda está mais ou menos, o número de óbitos reduziu e a questão dos medicamentos que estão em falta e que ficamos de receber uma relação para passar para o secretário de saúde, já que estão faltando também alguns antibióticos. E o principal ponto que é a questão da regulação, temos que discutir para onde as pessoas vão. Aqui chegam pessoas com AVC, infarto e vai pra onde? É preciso que haja um aumento no número de leitos de retaguarda pra que as pessoas que deem entrada aqui tenham para onde ir. Para mim esses são os pontos principais da nossa visita”, destacou o Presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT). 

Texto: Kehrle Junior 
Fotos: Elpídio Júnior

Visita da Comissão de Saúde na UPA Pajuçara 26/08/2019