20/04/2017 Aprovada distribuição a gestantes de repelentes contra Aedes aegypti

A distribuição gratuita de repelentes para gestantes, como forma de se evitar a infecção por Zika e, em consequência, a microcefalia nos bebês, foi aprovada nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Natal. De iniciativa do vereador Felipe Alves (PMDB), a matéria estabelece, entre outras coisas, que todo fornecimento deverá ser realizado após recomendação médica e de acordo com a disponibilidade do estoque da Secretaria de Saúde.

"Cotidianamente temos visto, em todos os jornais, o crescente número de casos de dengue no país. Cresce, também, os casos de Chikungunya e, mais recente, fomos surpreendidos com outra grave doença, o Zika Vírus. Tais doenças tem em comum o fato de serem transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti", explicou o vereador Felipe Alves.

Segundo ele, o projeto é importante devido ao aumento de casos de bebês nascidos ou diagnosticados ainda no ventre da mãe com microcefalia. "Assim, analisando os estudos laboratoriais das causas da microcefalia e a fragilidade da imunidade das mulheres grávidas, desenvolver ações que possibilitem proteção e cuidado na saúde delas é de suma importância, haja vista que repelentes e vacinas podem auxiliar e muito neste tratamento".

Na sequência, o plenário deu parecer favorável ao texto encaminhado pelo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), que institui o Selo Social Empresa Inclusiva no âmbito do Município. "Trata-se de um instrumento capaz de certificar, por adesão voluntária, empresas do setor público e privado que venham a aderir a um código de conduta socialmente responsável, com instrumentos calcados nos princípios constitucionais, e que fomentem contribuições relevantes para a diminuição das desigualdades sociais"., disse o presidente.

Por fim, foi acatado o projeto de lei de autoria dos ex-vereadores Rafael Motta e Emanoel do Cação, subscrito pelo vereador Paulinho Freire (SD), sobre a instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades de pessoas portadoras de deficiência, nos eventos de qualquer natureza, realizados na capital potiguar.

Fotos: Elpídio Júnior