16/10/2019 No Dia do Professor, educadores recebem homenagem da Câmara Municipal de Natal

“Para construir uma Educação de qualidade, é preciso muito mais do que ideias. É preciso esforço, boa vontade, comprometimento e amor por um povo que merece ser bem instruído para, então quem sabe, mudar o futuro. E a melhoria da qualidade da educação brasileira está condicionada a valorização deste importante profissional, porque muito mais do que transmitir conhecimento e experiências, a formação de hábitos, de atitudes, valores e princípios também passa por este educador, embora estes sejam uma obrigação primeira da família”, destacou a vereadora Eleika Bezerra (PSL), durante discurso na noite desta terça-feira (15), na Sessão Solene de entrega da Comenda Anísio Teixeira.

Ao todo, 20 educadores que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestados na rede de ensino foram homenageados pelo Legislativo municipal. A Comenda foi proposta pela vereadora Professora Eleika Bezerra e tem como objetivo reconhecer e valorizar a atuação dos gestores, professores, orientadores ou coordenadores das instituições de educação da capital.

Para o vice-presidente da Comissão de Educação da CMN, vereador Fúlvio Saulo (SD), a solenidade é de extrema importância para se reconhecer o trabalho desses grandiosos profissionais.

“O profissional que leciona, o professor, é um transformador da sociedade. Ele não simplesmente passa conteúdo. Ele passa disciplina, caráter, uma série de conceitos fundamentais à formação do cidadão, o que é extremamente fantástico na vida da pessoa. Acredito que todas as pessoas relembram dos seus primeiros professores, que foram transformadores da sua vida, então eu fico muito feliz com a iniciativa da professora Eleika. Ela como professora reconhece essa importância”, acrescentou Fúlvio.

Professora e atual gestora do CMEI Padre João Perestrello, em Mãe Luíza, Edjane Mendonça agradeceu o reconhecimento do legislativo. “Eu me sinto lisonjeada porque é uma profissão que a gente sabe da importância, mas que nem todos dão a importância a qual deveríamos ter. Então essa solene nos deixa lisonjeados porque alguém olhou para a gente, para a categoria e para os outros companheiros que aqui estão”, disse Edjane.

“Tenho o prazer de ser professor, inclusive a minha homenageada hoje foi minha aluna. É tão prazeroso ensinar, que hoje ainda eu dou aula todas as quintas-feiras. Então dentro desse contexto, eu não vejo como profissão, eu vejo como uma coisa saborosa, que eu faço por gosto. E ver pessoas como a minha homenageada hoje, professora, me diz que eu estive sempre no caminho certo, então é um orgulho duplo”, enfatizou o professor de biologia e também vereador do município de Natal, Cícero Martins (PSL).

Homenageada, a professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Andrezza Tavares se sentiu abraçada por todos. “A sensação é mais esplendorosa possível. Recentemente na minha experiência como docente na rede federal de ensino, eu tive a oportunidade de trabalhar no curso de biologia como professora das disciplinas da ciência da educação e eu percebo o quanto as aprendizagens que eu pude assimilar fizeram toda a diferença na minha prática docente. Eu me sinto muito feliz em estar sendo lembrada aqui pela Câmara como professora da rede federal”, ressaltou Andrezza.

“Quero aqui agradecer a todos os nossos professores da rede municipal de educação, que trabalham diariamente dia e noite para garantir as nossas crianças e aos nossos jovens uma educação de qualidade. Educação que não é só de ensinar conteúdos, mas também de ensinar valores, princípios e cidadania. Dedico também essa comenda ao meu pai a qual eu devo esta comenda e a toda minha família”, finalizou a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, que é pedagoga e também foi homenageada.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Macedo