13/11/2019 Instituições recebem Título "Amigo do Idoso" da Câmara Municipal de Natal

Empresas e personalidades de importância social em defesa do idoso foram agraciadas com o Título ‘Amigo Idoso’ em Sessão Solene na noite desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Natal. Por proposição da vereadora Eleika Bezerra (PSL), a honraria é um certificado às empresas privadas e órgãos públicos da administração direta e indireta estabelecidas em Natal, que desenvolvem atividades visando à valorização e à concessão de benefícios ao idoso.

Ao todo, cinco empresas receberam o título, além do advogado José Romildo Martins da Silva. Os homenageados foram indicados por instituições que realizaram trabalhos voltados para a comunidade idosa da capital potiguar.

“A ideia foi fazer com que as instituições, as que acolhem os idosos em tempo integral, pudessem indicar pessoas e/ou instituições que colaboram. Por isso a presença de cada um deles aqui é tão importante, porque estamos falando de cuidado, amor e respeito. Então, eu aproveito ainda para parabenizar todos que são solidários com a causa, principalmente nessa época do ano. Final de ano é sempre mais complicado financeiramente para instituições, nesse momento elas precisam de mais e mais apoio”, destacou a vereadora Eleika Bezerra.

No mês de novembro, a parlamentar também doará seu salário para as seis instituições presentes na solenidade. Outro tópico tratado no evento é que além de homenagear os apoiadores da causa dos idosos, um dos objetivos da Sessão foi chamar atenção do poder público para mais investimentos na população brasileira acima de 60 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população do mundo, e, em 2030, o número ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

A vereadora Eleika lembra que o crescimento do número de idosos no País não acompanha o surgimento de novas políticas públicas em favor da classe. “Não se ouve falar em ‘investir no idoso’, talvez isso ocorra pelo fato de que eles estão, cronologicamente falando, mais próximos do fim da vida terrena. É exatamente neste sentido que entregamos a honraria, para  somar incentivos à assistência ao idoso, à inserção social e à melhoria da qualidade de vida”.

Entre os homenageados da noite esteve o advogado José Romildo Martins da Silva, indicado para receber o Título pelo Instituto Juvino Barreto. Ele reforçou a temática levantada pela vereadora Eleika pela concretização total ou parcial dos direitos dos idosos. “Os idosos de forma direta e indireta conseguem nos tocar, nos ensinando sobre o amor e carinho, sobre o que é ter tolerância.  Eu lembro que em 2015 a vereadora Eleika me perguntou em Audiência Pública nesta Casa por que alguém tão jovem se importava com assunto de pessoas velhas. E eu respondi que não queria chegar aos 60 anos e passar por todas as dificuldades que a população idosa passa hoje”, pontuou.

Já o vereador Franklin Capistrano (PSB), relembrou o trabalho da Câmara Municipal em defesa dos idosos. “Essa é um iniciativa para valorizar as políticas em favor do idoso, homenageando os que se comprometem em trabalhar pela qualidade de vida dessas pessoas. E esta casa tem comissão dos idosos, tem trabalho em defesa deles, vamos realizar uma sessão solene em homenagem à implantação da pastoral do idosos e audiência sobre políticas públicas . São dois acontecimentos que mostram o comprometimento dos vereadores na vida de todos”.

Uma das instituições que indicou homenageado na Sessão foi a LAE, o Lar do Ancião Evangélico. Seu vice- presidente, Kleber Aquino, acrescentou: “Quando comecei a fazer parte da Instituição meu mundo mudou, é tudo encantador. Ao cuidar dos idosos, a realidade passa a ser outra. Então essa propositura é muito importante, porque fortalece as relações entre nós, as instituições, que são filantrópicas muitas vezes, e os parceiros para que essas relações se mantenham por muito mais tempo”, disse.

Os homenageados foram indicados por instituições de idosos da capital. São eles: Palhares Empreendimentos Eireli (indicado pela ARPI), Rede Mais Planalto (indicado pelo CIADE), Grupo de Orações Peregrinas de Nossa Senhora (indicado pelo Espaço Solidário), Supermercado Nordestão (indicado pelo Lar da Vovozinha), José Romildo Martins da Silva – Advogado (indicado pelo Juvino Barreto) e Tríplice Securitizadora de Ativos Mercantis S/A (indicada pelo Lar do Ancião Evangélico-LAE).