18/11/2019 Aprovado projeto que incentiva plantio de árvores em novos empreendimentos

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião, na tarde desta segunda-feira (18). Na ocasião, os parlamentares deram parecer favorável a um projeto de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB) que dispõe sobre o plantio obrigatório de árvores em novos empreendimentos imobiliários, públicos ou privados, comerciais ou industriais na capital potiguar.

Entre os objetivos da matéria está a diminuição dos efeitos nocivos de impermeabilização dos solos, que gera sérios problemas ambientais e desastres naturais. O quantitativo de árvores e demais aspectos técnicos relativos ao plantio deverão ser inclusos no texto e entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O vereador Raniere Barbosa (Avante) votou a favor da iniciativa. "Trata-se de uma das soluções à falta de arborização, problema enfrentado pelas grandes cidades que tem como consequências o aumento da temperatura e a diminuição da disponibilidade de ar puro".

Na sequência, uma proposta do vereador Felipe Alves (MDB) também foi aprovada. É a que estabelece o Programa de Combate a Pichações e Depredações, que visa fiscalizar, coibir e punir os atos que prejudicam o patrimônio público.

Ao final da reunião, o vereador Klaus Araújo (SD) falou que, mais uma vez, o colegiado conseguiu apreciar todos os projetos que estavam na pauta. "O trabalho está sendo feito com celeridade, qualidade e competência. Estamos próximos da conclusão de um ano muito produtivo no qual votamos matérias e discutimos assuntos importantes para a cidade".

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Planejamento Urbano 18.11.19