19/11/2019 Solenidade na Câmara de Natal homenageia escritoras potiguares

Por proposição da vereadora Nina Souza (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, na noite desta segunda-feira (18), para homenagear a Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares (ALAMP). Participação da solenidade personalidades femininas que se destacam na literatura, poesia, música, entre outras atividades artísticas. Na ocasião, mulheres com importantes contribuições culturais para a cidade receberam diploma meritório.

"No Brasil, as mulheres vêm conquistando, com muita luta, seu posto em muitos setores da sociedade, entre eles a literatura. Nísia Floresta Brasileira Augusta, nascida no Rio Grande do Norte, foi uma das primeiras mulheres a romper o espaço particular dos homens na cultura", destacou a vereadora Nina Souza.

"Portanto, temos uma imensa alegria de valorizar grandes mulheres potiguares, além de incentivar para que outras artistas busquem um lugar no meio cultural e desafiem o mundo literário brasileiro", completou.

De acordo com a presidente da ALAMP, Flauzineide de Moura, não há uma diferença de qualidade literária entre o homem e a mulher. "Ainda há mais homens na literatura. Essa realidade é um reflexo da cultura da nossa sociedade, que aos poucos está sendo transformada. Em tempo: o Legislativo natalense colabora para o processo de crescimento feminino nas artes com esse reconhecimento".

Entre as homenageadas, a educadora e escritora Francisca Henrique falou que por questões históricas, as mulheres permaneceram à sombra dos homens em diversos aspectos, inclusive artísticos e culturais. "Mesmo assim, elas estiveram presente, agregando valor ao mundo da literatura, desde muito tempo. Atualmente, a ALAMP faz um brilhante trabalho na divulgação das nossas artistas, destacando o olhar feminino, agregando talentos", afirmou.

A poetisa Célia Maria ressaltou a importância de evidenciar escritoras não tão conhecidas, que publicam em editoras menores e adotam gêneros não tão populares entre o grande público. "A Câmara Municipal de Natal, através da vereadora Nina Souza, faz justiça com essas mulheres maravilhosas, legítimas representantes da arte potiguar. Estão todas de parabéns!".

Fotos: Verônica Macedo