• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

21/11/2019 Câmara de Natal entrega Comenda Zumbi dos Palmares

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra em todo o Brasil. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão na região Nordeste do país. Para homenagear as pessoas que lutam no combate ao racismo e na valorização da cultura negra de Natal, a Câmara Municipal do Natal, através de propositura do vereador Fernando Lucena (PT), entregou na noite desta quarta-feira (20), a Comenda Zumbi dos Palmares. Ao todo, 15 pessoas foram homenageadas pelo Legislativo municipal. 

“A Comenda Zumbi dos Palmares representa tudo, porque Zumbi foi um grande líder, a maior liderança negra do Brasil, Zumbi dos Palmares foi o maior quilombo da história e de uma resistência enorme. De lá pra cá a história tem sido contada pelos brancos. O povo negro em um dia como esse precisa ser homenageado. Como filho de negro, eu me sinto contemplado por essa raça tão forte, tão bonita e tão firme, e hoje nós estamos aqui homenageando as pessoas que lutam contra o racismo, racismo que ainda está embutido e que continua sim”, ressaltou o vereador Fernando Lucena. 

A vereadora Divaneide Basílio (PT) também esteve presente e destacou a importância do combate às desigualdades e da realização da solenidade. “É um dia de muita importância para a população negra, porque é um reconhecimento de um povo que foi injustamente escravizado e que lutou, resistiu bravamente, e continua lutando pelo direito de existir, pelo direito de não morrer precocemente. A Comenda Zumbi dos Palmares é justamente a retomada dessa história e celebração para homenagear pessoas que são símbolo dessa luta”, destacou Divaneide. 

Um dos homenageados da noite foi o cantor e compositor Pedrinho Mendes, que agradeceu ao Legislativo e lembrou da necessidade de se relembrar a trajetória de Zumbi. “Zumbi assumiu um papel muito importante nos anos de escravidão. O Zumbi resistiu, ele criou e foi líder em Alagoas de um movimento que até virou uma república e é sempre bom numa data comemorativa à morte do Zumbi trazer alguma referência para cidade, pessoas referência na cultura afrodescendente. E eu estou muito feliz por participar e receber a Comenda, Comenda que representa luta e história”, enfatizou Pedrinho Mendes. 

“Significa resistência, um momento histórico não só do nosso passado, mas também do nosso presente. A situação da população negra no Brasil, que é a maior parte no país, é de racismo. Nós vivemos por muito tempo do mito da igualdade racial e nos últimos tempos de bastante retrocesso democrático”, acrescentou a sub-secretária de Direitos Humanos, Maria Luiza Quaresma. 


Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo