26/11/2019 Câmara de Natal homenageia Padre Mário Gomes nesta quarta

Nascido na cidade de João Câmara/RN, o Padre Mário Gomes de França tem contribuído para a evolução do universo cristão em Natal, e diante disso, será agraciado nesta quarta-feira (27) com o título de cidadão natalense pela Câmara Municipal do Natal.  A propositura é do vereador Dickson Júnior (PSDB). A Sessão Solene será numa das regiões do estado que o acolheu e onde faz história: a zona Norte. A cerimônia acontecerá no Nana Banana Eventos, na Redinha, a partir das 19h.

Formado em filosofia e teologia pelo Seminário de São Pedro em Natal, foi coordenador do grupo de jovens JUCS- Juventude Unida Cristo Senhor no conjunto Cidade do Sol, entre 1998 e 2000. Desde então, vem assumindo valorosas missões na Igreja Católica, com destaque para as da zona Norte, onde realiza ações sociais, principalmente junto a jovens e população mais carente. “Fico muito orgulhoso de entregar essa honraria em nome de todos os natalenses que são muito gratos por toda sua dedicação para tornar Natal e a vida dos mais humildes cada vez melhor”, ressalta Dickson.

Em 2016, assumiu a Área Pastoral de Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha, e, no ano seguinte, foi nomeado pároco da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes (20 de fevereiro de 2017), que compreende oito comunidades e nove capelas. Promove inclusão social, através de construção de salões para formação de crianças, adolescentes e adultos e faz visitas aos doentes, com atendimento espiritual. Em três anos, construiu três salões e três capelas e criou o grupo de escoteiro da Redinha. O sacerdote realiza também campanhas de arrecadação de donativos e distribui sopa no Niterói Salinas. Nas oito comunidades da Paróquia, faz ações missionárias e atendimento aos fiéis, com batismos, casamentos e confissões aos enfermos.

Porém, sua atuação não se restringe a esse bairro. Padre Mário também é coordenador da juventude do XI Zonal, que compreende toda a zona Norte, Extremoz e Pitangui. Ele participou de três jornadas mundiais da juventude, 2011 em Madri, 2013 no Rio de Janeiro, 2019 no Panamá, onde trocou experiências e representou o Rio Grande do Norte e principalmente Natal. O eclesiástico realiza palestras e cursos para os jovens, conscientizando-os sobre os riscos das drogas, prostituição, gravidez precoce e sobretudo, fala do ciclo de morte que ameaça todo o âmbito juvenil. É organizador de diversos encontros com a juventude, como o Dia Nacional da Juventude, encontro de Base, formação para coordenadores lideres juvenis.

HISTÓRIA

Com nascimento no dia 6 de maio de 1976, o Padre Mário Gomes vem de uma família de quarto irmãos e é filho de Adauto Dias de França (In Memoriam) e Regina Gomes de França. Estudou o ensino fundamental na Escola Municipal Iapissara Aguiar no Panatis II e terminou o curso de técnico em contabilidade na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcante. É, ainda, locutor do programa Amigos pela Fé na Rádio Santana FM.