10/12/2019 Câmara faz homenagem aos 100 anos do Seminário de São Pedro

Em homenagem ao Centenário do Seminário de São Pedro, a Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta segunda-feira (09), uma sessão solene proposta pela vereadora Nina Souza (PDT), que contou com a presença de arcebispos, bispos, padres, religiosas, religiosos, diáconos, seminaristas e autoridades civis. Na ocasião, 15 personalidades que participaram da trajetória da instituição foram agraciadas com diploma meritório pelos seus relevantes serviços prestados.

Fundado em 15 de Fevereiro de 1919, o Seminário de São Pedro é uma instituição religiosa, sob a jurisdição da Arquidiocese de Natal, direcionada a preparar e a formar os candidatos ao ministério sacerdotal, segundo as orientações da Santa Sé, do Código de Direito Canônico, e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil.

"O Seminário de São Pedro é para Natal e o Rio Grande do Norte um marco da cultura, história e formação de várias gerações, como mencionou algumas vezes nosso ilustre Câmara Cascudo. Diretores de estudos, diretores espirituais, confessores e inúmeros professores e padres por lá passaram e dedicaram seus esforços. Hoje, o Seminário caminha vislumbrando horizontes frutuosos", destacou a vereadora Nina Souza, ao fazer uso da palavra.

Na sequência, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ressaltou a relevância da homenagem. "Posso afirmar que o seminário é o coração da Igreja, pois é dele que sai aqueles que vão fazer o papel de Jesus-sacerdote no meio do povo", pontuou ele, que completou: "Como bem disse o Papa Francisco: os seminários são casas de oração, comunhão e estudos".

Dom Matias Patrício de Macedo, arcebispo emérito, reforçou o valor do seminário para os religiosos. "Trata-se da pupila dos olhos de uma diocese, pois nesse lugar acontece o discernimento e a formação dos futuros ministros. Tive a honra de ser aluno no Seminário de São Pedro, instituição que me acolheu e me encaminhou para a missão".

Por sua vez, o reitor do Seminário de São Pedro, Valquimar Nogueira, agradeceu a homenagem do Legislativo natalense. "Chegar aos 100 anos de história é motivo de grande comemoração para qualquer pessoa ou entidade. O reconhecimento da Câmara de Natal possui um significado especial, haja vista que ela representa o povo da capital potiguar. Portanto, é tempo de celebrar o trabalho de todos que passaram, bem como os que atualmente fazem o seminário continuar acontecendo", concluiu.

Fotos: Verônica Macedo