21/01/2020 Câmara recebe representantes do turismo em busca de soluções para Ponta Negra

Com o objetivo de buscar soluções para melhorias na orla marítima da praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, representantes do setor turístico da cidade se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), na tarde desta terça-feira (21), para cobrar do poder Legislativo apoio a ações efetivas que tragam melhorias à orla marítima do maior cartão-postal da capital potiguar. Entre as solicitações estão o aumento da fiscalização no calçadão, policiamento, limpeza e maior presença do poder público na praia.

Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares do Rio Grande do Norte, Habib Chalita, um dos objetivos da entidade também é resgatar a praia de Ponta Negra para os natalenses.

“Ponta Negra é um patrimônio do natalense, então eu acredito que a prioridade em si é fazer com que ela seja devolvida aos natalenses e sim, logicamente, a partir do momento em que os natalenses voltarem a frequentá-la, e Ponta Negra tiver as condições de turismo, vamos ter o que é bom para população, bom para o turista também. Então, a grande necessidade que temos é fazer com que Ponta Negra volte a ser também habitada pelos natalenses, até porque existe uma grande rede econômica em torno da praia que depende também do natalense”, pontuou Habib.

O presidente da Câmara enfatizou que é preciso buscar junto à prefeitura uma solução urgente para a praia de Ponta Negra. “Vamos juntos à Prefeitura do Natal, junto ao prefeito, convocar uma reunião com todos os órgãos que tenham ações na praia, para que a gente possa pedir que realmente essas ações sejam postas em prática. A gente não pode ficar mais só na conversa. Ponta Negra é um cartão-postal de Natal, é quem vende nosso turismo e realmente da forma como está hoje, não está afastando apenas o turista, mas também o morador da nossa cidade, que frequentava constantemente a praia e hoje possuí várias restrições”, destacou Paulinho Freire.

“Não são ações que necessitam de aportes financeiros, mas sim que merecem uma atenção especial do poder público municipal e estadual. Ponta Negra necessita de uma ação imediata, então viemos até aqui na Câmara Municipal para que possa ser solicitado o apoio do Prefeito, do Governo do Estado e que possa ser feito em Ponta Negra, o que ela era antes, que o turista que venha a Natal volte a ver ela como cartão-postal”, finalizou Habib Chalita.

Estiveram presentes no encontro representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Natal Convention Bureau,  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel) e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares.

Texto: Kehrle Junior
Foto: Verônica Macedo