29/01/2020 Estudante beneficiado com aulões do Conexão Enem é aprovado na UFRN

Os aulões gratuitos do projeto “Conexão Enem”, promovidos numa parceria entre a Câmara Municipal de Natal, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal, resultou na aprovação de candidatos nas instituições de ensino superior. Foi o caso de Luiz Raian Chompoo, de 18 anos, que vai ingressar no curso de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), comemorou o resultado do projeto. "Uma ação vitoriosa que fizemos entre a Escola Legislativa da Câmara e da Assembleia Legislativa, oportunizando aos jovens o acesso a um conteúdo melhor com professores qualificados e o resultado é esse que estamos comemorando", disse o parlamentar.

Luiz Raian participou dos aulões e conseguiu se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal acesso ao ensino superior nas instituições públicas. “Os professores tiveram foco exatamente no conteúdo que seria abordado nas provas e que muitas vezes o candidato não tem a base necessária. Consegui assimilar os assuntos que eu tinha dificuldade para a área que escolhi e minhas melhores notas foram justamente ligadas aos conteúdos que consegui estudar nos aulões. É preciso que haja mais iniciativas assim, gratuitas e de qualidade”, enfatizou o novo universitário.

Ele foi aluno do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino (CEEP), escola de Ensino Médio Integral no bairro Pimbu, zona Sul de Natal, onde concuiu o curso técnico em nutrição e agora vai poder aliar esse conhecimento com a graduação escolhida.

Sua mãe, Elizabete Lopes, diz que assim que tiveram conhecimento sobre os aulões em meados de 2019, fizeram a inscrição. “Não poderíamos perder a oportunidade e não estávamos enganados. Foram aulas de qualidade que prepararam os estudantes para as provas. Agora Raian segue numa nova fase de sua formação e a gente torce para que o poder público aposte em iniciativas assim para beneficiar estudantes que não têm oportunidade de se preparar devidamente para o Enem”, enfatizou.

Entre agosto e novembro de 2019, o Conexão Enem realizou 12 aulões gratuitos nos fins de semana, abertos para alunos de escolas públicas e particulares, oferecendo, inclusive, as apostilas das aulas. Professores renomados revisaram conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação.

Texto: Cláudio Oliveira
Foto: Luiz Antônio