• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

02/03/2020 Projeto de Lei quer criar política de apoio à população em situação de rua

Nesta segunda-feira (02), os vereadores integrantes da Comissão de Saúde realizaram a primeira reunião de 2020. Na pauta, a aprovação e designação de projetos, além da votação de escolha do vice-presidente da Comissão e também os debates acerca das principais pautas para o ano. 

Dentre os Projetos de Lei aprovados está o de N° 199/2019, de autoria do vereador Maurício Gurgel (PSOL). A matéria institui na cidade a Política Municipal de Apoio à População em Situação de Rua de Natal.

Segundo a vereadora Carla Dickson (PROS), a Lei garante dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. "Uma população invisível, homens e mulheres invisíveis. Quando você tem uma política pública para resgatar a dignidade dessa população ela é muito bem-vinda. Existe um programa do governo federal, que se chama consultório na rua e apenas duas unidades de  saúde das noventa da capital, apenas duas possuem esse programa. Com esse Projeto, ele virando Lei, que mais unidades de saúde abarquem esse projeto do Governo Federal e essas pessoas saiam dessa condição de invisibilidade”, destacou.

De autoria do vereador Dinarte Torres (PMB), os parlamentares aprovaram a Lei 65/2018, que obriga as farmácias de Natal manter fora ou dentro dos estabelecimentos, um ponto de coleta de medicamentos para os usuários. 

“Esse controle de medicamentos quem administra é uma lei federal, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Tudo que se trata de descarte, guardar, é regido por uma lei federal. Como integrantes da Comissão de Saúde, entendemos como um ponto importante, relevante, que facilita o descarte e consequentemente evita a condição de risco a população”, explicou o vereador Cícero Martins (PSL). 

Expectativas e vice-presidência
O presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena (PT) elencou as prioridades para este ano, que vão desde a visita a unidades de saúde, aos encontros no plenário para discutir os problemas encontrados pela população. 

“Nós vamos adotar a seguinte postura: uma semana acontecerão as visitas externas e na outra, reunião no plenário. Nós tiramos como prioridade visitar a maternidade de Felipe Camarão, que está fechada e com obras paradas, a maternidade Leide Morais e a Araken Pinto. Vamos ficar no pé do estado com relação ao fechamento dos leitos do hospital Ruy Pereira. Entre outros temas, que são de interesse puro para o povo”, acrescentou Lucena. 

Quanto à vice-presidência da Comissão, os vereadores decidiram por um rodízio de parlamentares. “Vai haver um rodízio, o vereador Franklin Capistrano (PSB) fica seis meses e o vereador Preto Aquino (PATRIOTA) fica mais seis meses. Essa Comissão é muito democrática e quando se trata de saúde é uma união muito forte em prol da saúde de Natal”, finalizou Lucena.

 

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Macedo 

Reunião da Comissão de Saúde - 02/03/2020