17/03/2020 Coronavírus: vereadores recebem secretário de Saúde para esclarecimentos

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal receberam, na tarde desta terça-feira (17), o secretário municipal de Saúde, George Antunes, para falar sobre os planos de contingência, combate e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) que estão sendo adotados até aqui pela Prefeitura de Natal. O convite ao titular da SMS foi aprovado pelo Poder Legislativo da capital potiguar, atendendo a um requerimento apresentado pelo vereador Felipe Alves (MDB).

Na ocasião, o secretário falou sobre a quantidade de leitos disponíveis para o atendimento da população. "Temos os leitos do Giselda Trigueiro e do Hospital Municipal, referentes ao plano de contingência. Caso haja necessidade, podemos lançar mão de leitos dos hospitais privados ou outros espaços da rede pública federal e estadual. Existe, por exemplo, o Hospital Universitário Onofre Lopes com imensa capacidade", informou

"Chegaram recursos do Governo Federal para o Rio Grande do Norte da ordem de mais de R$ 7 milhões e, diante disso, estamos aguardando para ver qual será a cota dos municípios para que eles possam desenvolver suas ações. Paralelo a isso, existe uma reivindicação dos secretários municipais por verbas federais, haja vista que no momento as iniciativas estão sendo realizadas com receitas do tesouro municipal e algumas que já temos. Houve um esforço enorme do prefeito Álvaro Dias em deslocar recursos de outras áreas para a saúde", continuou o secretário George Antunes.

Sobre os testes para diagnosticar o novo coronavírus, ele falou que esse procedimento será efetuado pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. "Estão sendo usados os laboratórios centrais que ficam localizados na rede estadual. Portanto, todos estão sendo qualificados, os instrumentos enviados pelo Governo Federal e até no máximo, no começo de abril, estarão elaborando os exames".

"Existe a preocupação e estamos trabalhando 24 horas por dia para estarmos preparados. Mas precisamos manter a calma. Até agora tivemos apenas um caso e todas as providências estão sendo tomadas para evitar a proliferação da doença em nosso território. Sensacionalismo e informações irresponsáveis podem gerar um estado de pânico que é, na verdade, um desserviço para a tomada de atitudes adequadas em relação à infecção pelo Covid-19", concluiu.

Por sua vez, o vereador Felipe Alves falou sobre a importância do encontro. "Provavelmente, vamos receber mais pacientes com sintomas do coronavírus e os hospitais precisam estar preparados para isso. Por este motivo faz-se necessário saber o que está sendo feito pela Prefeitura de Natal neste sentido para atender a população de forma eficiente e conter o avanço do vírus”, afirmou o parlamentar, que completou: "Não há motivo para pânico, já que, de acordo com o secretário, todas as medidas de contenção estão em andamento. Para a prevenção, as principais recomendações são evitar aglomerações e lavar bem as mãos".

Já o presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT), disse que medidas urgentes deveriam ter sido tomadas antes. "Na minha opinião o momento de impedir o avanço da doença passou. Estamos atrasados no processo. A bem da verdade temos apenas 23 leitos para 3 milhões de potiguares e todos estão ocupados. Trata-se de uma guerra contra um inimigo que não conhecemos e ainda tem gente minimizando o problema. Basta saber que os Estados Unidos, país mais rico do mundo, é o terceiro em mortalidade. Fico preocupado só de imaginar o que pode acontecer no terceiro mundo com sistemas de saúde desestruturados".

Fotos: Elpídio Júnior

Coronavírus: vereadores recebem secretário de Saúde para esclarecimentos