01/04/2020 TV Câmara Natal transmite primeira sessão virtual da história do Legislativo

A TV Câmara Natal viabilizou a plataforma de videoconferência e fez a transmissão ao vivo, nesta terça-feira (31), da primeira sessão virtual da história do Legislativo Municipal, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Na sessão extraordinária virtual com deliberação remota foram aprovados o decreto de calamidade pública para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus e a criação de cargos efetivos para a área da saúde.

A comunicação por áudio e vídeo entre os vereadores aconteceu por meio da plataforma de videoconferência Zoom Cloud Meetings, a mesma adotada pela Câmara Federal e pelo Senado nas sessões remotas iniciadas no fim de março deste ano.

“O sucesso da sessão virtual da Câmara de Natal é uma demonstração da qualidade técnica de nossos profissionais, que estão atentos ao que outras Casas Legislativas têm adotado, em termos tecnológicos, para contribuir com governos e sociedade, sem precisar sair de casa”, destacou o diretor da TV Câmara Natal, Rodrigues Neto, acrescentando que temos que utilizar a tecnologia em favor do isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde.

Dos 29 vereadores de Natal, 24 participaram da sessão extraordinária utilizando o aplicativo em seus smartphones, tablets ou computadores. O presidente da Câmara, Paulinho Freire (PSDB), conduziu a sessão por meio do aplicativo instalado em um notebook no Plenário do Legislativo. Um vereador apenas participou de forma presencial, totalizando 25 parlamentares presentes ao debate e votação.

Como medida de segurança, a participação na videoconferência somente foi validada mediante um link enviado aos parlamentares.

A TV Câmara Natal forneceu aos vereadores dicas de como se preparar e se portar frente às câmeras durante as sessões virtuais em Sistema de Deliberação Remota (SDR).

A sessão virtual teve quase três horas de duração e foi transmitida ao vivo nos canais 51.4 TV Digital e Aberta e 10 ou 110 Cabo. Também foi realizada a transmissão pelo canal da TV Câmara Natal no You Tube.

Texto: Túlio Duarte

Foto: Marcelo Barroso