• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

20/05/2021 Câmara de Natal recebe secretários para debater turismo durante a pandemia

Na tarde desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Natal recebeu a presença dos secretários municipais de Turismo, Fernando Fernandes, e de Tributação, Ludenilson Lopes. Proposto pelo vereador Felipe Alves (PDT), em parceria com a Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, o encontro teve como objetivo, discutir a situação do turismo na cidade e o impacto da pandemia da Covid-19.
 
"Nós sabemos que o setor do turismo vive um momento de extrema dificuldade e isso reflete na nossa economia, em um imenso desemprego. Então, precisamos tomar medidas que possam frear essa quebradeira que atinge o setor. Precisamos agir no presente, para preservar o futuro, manter a estrutura do turismo de Natal. Por isso, tivemos a iniciativa de convidar os secretários para levar a eles esse apelo, que é de todo o setor e não apenas dos empresários, mas também dos demais trabalhadores que são atingidos com os efeitos da pandemia", ressaltou Felipe Alves. 
 
O secretário de Tributação foi indagado quanto às medidas que estão sendo adotadas para ajudar o setor durante esse período de crise.  "Editamos uma portaria que prorrogou por três meses o ISS devido por qualquer contribuinte; Uma segunda medida foi o deferimento para o recolhimento do imposto devido pelo setor hoteleiro e afins; o terceiro foi um decreto, que chamamos de refis da pandemia, que consiste que, todos os débitos que tenham para o município de Natal, esses débitos podem ser pagos à vista com desconto de 90%, ou parcelados com descontos escalonados", explicou Ludenilson. 
 
Já o secretário de Turismo, apresentou na reunião o que a pasta está desenvolvendo para que o turismo em Natal não seja tão impactado. "Estamos nos preocupando com a identificação do nosso produto atráves de QR Code e finalizando os estudos para aplicação junto aos monumentos e alguns equipamentos importantes da cidade, como é o caso do Beco da Lama. Também estamos em parceria com a secretaria municipal de Fortaleza, montando uma programação a ser divulgada em junho para ser comercializada, que seria o trade integrado entre Natal e Fortaleza", pontuou Fernando Fernandes. 
 
Presidente da Comissão de Turismo, o vereador Hermes Câmara (PTB), questionou a falta de apoio da bancada federal no auxílio ao turismo local. “O segmento do turismo, que vai do hotel ao vendedor de ginga com tapioca na Redinha, está pedindo socorro. O secretário colocou que  a arrecadação em relação a esse tipo de socorro é pequena, então é necessário que a bancada federal se pronuncie. Os nossos deputados federais, os nossos senadores, até agora não se posicionaram e o setor turístico de Natal pede socorro. É a mola mestre da nossa economia”, enfatizou o vereador Hermes.

 

Fotos: Elpídio Júnior 

Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo 20.05.2021