07/06/2021 Comissão aprova relatório do terceiro quadrimestre de 2019 da Saúde

Durante reunião nesta segunda-feira (07), a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal aprovou o relatório do terceiro quadrimestre de 2019 apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, também foi feita a leitura do relatório das últimas visitas fiscalizatórias nas unidades de saúde realizadas pelo colegiado.

Segundo o vereador Herberth Sena (PL), houve um esforço da Secretaria de Saúde no sentido de convocar servidores aprovados no concurso de 2018. "As nomeações ajudaram a melhorar os serviços prestados à população, especialmente neste momento no qual a rede está sob pressão da pandemia do novo coronavírus. Além disso, verificamos que naquele período foram investidos 26% dos recursos na saúde do município, portanto, acima dos 15% estabelecidos por lei".

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, ressaltou o trabalho da Comissão de Saúde da Câmara. "O trabalho de fiscalização que os parlamentares estão fazendo é importante porque a Prefeitura recebe as demandas e procura resolver as deficiências", pontuou. "Quanto ao boletim do terceiro quadrimestre de 2019, ele passa por todas as áreas da administração pública, desde gestão de pessoas, oferta de serviços, aplicação de recursos, até perspectivas futuras. São as análises que fizemos e apresentamos ao Legislativo", completou.

Por sua vez, o vereador Geovane Peixoto (PTB), falou sobre o relatório das visitas fiscalizatórias da semana passada. "Encontramos problemas nas duas policlínicas que visitamos e estamos buscando soluções, visto que elencamos todas as carências neste documento, que foi lido diante das autoridades municipais de saúde. Agora, vamos cobrar para que as situações enfrentadas por pacientes e servidores sejam resolvidas".

Ao final da reunião, o presidente da Comissão, vereador Preto Aquino (PSD), fez uma avaliação dos trabalhos. "Aprovamos o balanço do terceiro quadrimestre do exercício de 2019 e já marcamos para o dia 21 de junho a apresentação dos boletins referentes ao ano de 2020. Também aproveitamos o momento para abordar outros temas como o funcionamento dos Centros Covid, que a partir de amanhã estarão operando plenamente, e a antecipação da vacinação por faixa etária para que as pessoas possam iniciar sua imunização com a primeira dose", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior