28/06/2021 Maternidades de Natal recebem visita da Comissão de Saúde da Câmara

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou, nesta segunda-feira (28), duas maternidades do Município. A fiscalização teve início na Maternidade Araken Pinto, em Tirol. Há quatro anos funcionando no local, a unidade apresentou problemas de acessibilidade, incluindo o elevador e a plataforma o principal.

"Quando a mulher está grávida, principalmente no final da gestação, os cuidados são mais complexos, dada a dificuldade de andar longas distâncias e de carregar peso. Portanto, faz-se necessário um olhar mais cuidadoso para estas questões estruturais da maternidade, pois fazem toda diferença no atendimento das pacientes", avaliou a vereadora Camila Araújo (PSD).

A maternidade Araken Pinto realiza 200 partos por mês; são 40 leitos, sendo 4 para Covid. Atuam na unidade, que presta atendimento de baixa complexidade, 330 funcionários. Embora a diretora Aloma Fonseca garanta que as instalações estejam funcionando a contento, a comissão deliberou prazo para que o elevador volte a funcionar.

Na sequência, os parlamentares continuaram a agenda, com a visita à Maternidade Leide Morais, na Zona Norte. De acordo com o diretor geral Paulo Henrique, a unidade possui 43 leitos e realiza cerca de 250 partos por mês. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino (PSD), fez um balanço das visitas fiscalizatórias e um resumo do que foi visto.

"Mais uma vez o nosso grupo temático está exercendo com rigor uma de suas principais prerrogativas, que é a fiscalização da aplicação do erário e dos equipamentos públicos de saúde da capital potiguar. Voltamos a encontrar problemas na estrutura das unidades, inclusive referentes à acessibilidade, tão importante para gestantes. Dito isso, vamos cobrar providências para cada situação, além de um relatório que será encaminhado para a Secretaria de Saúde", enfatizou.

Também estiveram presentes no encontro, os vereadores Herberth Sena (PL), Luciano Nascimento (PTB) e Geovani Peixoto (PTB).

Fotos: Francisco de Assis