06/08/2021 TV Câmara e Semdes iniciam ciclo de debates sobre o Agosto Lilás

A parceria entre a TV Câmara Natal e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) que evidenciará o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, dá largada neste sábado (7), com o início de um ciclo de debates focado na temática. Com mediação da secretária Sheila Freitas e participação de personalidades empenhadas na luta por direitos para as mulheres, a iniciativa conta com a transmissão da TV Câmara. As atrações estão sendo gravadas nas quintas-feiras e exibidas aos sábados, às 17h30, com reprise no domingo, também às 17h30.

O primeiro programa discute “O papel do legislativo sobre as leis criadas a favor da mulher", com as participações da vereadora Nina Souza e da deputada estadual Cristiane Dantas. As atividades seguem nos dias 12 e 19 de agosto, às 14h, com os temas "O fortalecimento jurisdicional do Agosto Lilás" e "Pioneirismo e proteção da mulher", respectivamente. Por fim, o grupo discutirá "O papel da Patrulha Maria da Penha na proteção da mulher", no dia 25, às 21h.

De acordo com a vereadora Nina Souza, o Agosto Lilás é um mês onde lembramos toda a  luta no combate à violência doméstica. "Mas não apenas nesse mês. Nossa militância em prol das mulheres é ininterrupta. Lutamos por respeito, por direitos, por ocupação de espaços, por acesso à educação e, acima de tudo, lutamos contra o machismo, que gera vários tipos de danos a todas nós. A iniciativa da delegada Sheila Freitas em realizar esses debates através da TV Câmara é de extrema importância pois é mais um momento de informação, reflexão e esclarecimento para a nossa população".

Por sua vez, a deputada estadual Cristiane Dantas falou que o diálogo sobre a violência doméstica é essencial para educar, informar e esclarecer a sociedade sobre esse crime. "Ter um espaço como este na TV Câmara Natal é fundamental para disseminar a campanha do Agosto Lilás. Momento que apresentamos à sociedade as ações do nosso mandato na Assembleia Legislativa em prol da mulher. Parabenizo a secretária Sheila Freitas pela iniciativa de abordar o papel do Legislativo na defesa da mulher natalense e potiguar", pontuou a deputada.

"Importante esse espaço que a TV Câmara nos cedeu para trabalharmos o Agosto Lilás com todas as mulheres potiguares. É preciso que todas saibam que existe uma rede de proteção capaz de prestar a assistência que elas precisam para se defender de violências. Dito isso, a expectativa é de construirmos conhecimentos de forma coletiva para alcançarmos mais direitos para as mulheres", avaliou a secretária Sheila Freitas.

Tema: "A Segurança no Agosto Lilás"

1ª Edição: Papel do Legislativo
Horário: 17h30Reprise no domingo (09/08), às 17h30
- Vereadora Nina Souza;
- Deputada Estadual Cristiane Dantas.

2ª Edição: O Fortalecimento Jurisdicional no Agosto Lilás
Reprise no domingo (15/08), às 17h30
Convidadas :
- Juíza Fátima Soares;
- Promotora Erika Canuto;
- Delegada Ana Alexandrino Gadelha.

3ª Edição: Pioneirismo e Proteção da Mulher
Reprise no domingo (22/08), às 17h30
- Historiadora Udymar Pessoa;
- Secretária da Mulher de Natal Andreia Ramalho;
- Presidente da ABMCJ/RN Samoa Martins

4ª Edição : O Papel da Patrulha Maria da Penha na Promoção da Mulher
Reprise no domingo (29/08), às 17h30
- Major da PM/BA Denice Santiago;
- Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Natal GM Michelly Oliveira;
- Coordenadora da Patrulha Maria da Penha do RN Mossoró Major Soraya Castelo Branco.

Foto: Francisco de Assis