27/08/2021 Esgoto sanitário na Praia de Areia Preta é discutido em audiência pública

O descarte incorreto do esgoto sanitário na Praia de Areia Preta foi tema de uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Aldo Clemente (PDT). Participaram do debate, representantes da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), além dos vereadores Hermes Câmara (PTB), Preto Aquino (PSD), Herbert Sena (PL), Milklei Leite (PV), Robson Carvalho (PDT), Tércio Tinoco (PP) e Robério Paulino (PSOL).

"Convocamos esta audiência para discutir a poluição em Areia Preta que acontece diariamente, o que constitui um fato vergonhoso diante dos turistas que visitam a capital potiguar. Faz-se necessária uma solução urgente para esse problema estrutural, técnico e social, que acontece por causa das ligações clandestinas na rede coletora, piorando com as chuvas e os dejetos despejados na praia. Dito isso, formatamos um documento com tudo que abordamos neste encontro para encaminhar à Promotoria do Meio Ambiente a fim de cobrar providências", explicou o vereador Aldo Clemente.

Fábio Góis, diretor técnico da ARSBAN, falou sobre a importância de unir todos os órgãos que fazem a gestão da água e esgoto da cidade para resolução da questão. "A proposta é que dentro de uma ação integrada a gente possa adotar medidas, que passam pela conscientização das pessoas no sentido de contribuir para a sustentabilidade e fiscalização do sistema".

Thiago Mesquita, titular da Semurb, avaliou como positiva a iniciativa da Câmara Municipal de Natal. "Trata-se de um assunto relevante que nos incomoda, pois existe uma concentração de matéria orgânica oriundas de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem do município. Precisamos intensificar ainda mais a fiscalização, que é uma responsabilidade compartilhada, e fazer a identificação tecnológica da solução. O turismo também é impactado, pois compromete o visual da praia e pode afastar os turistas".

Já o secretário-adjunto da Semov, Diogo Alexandre, lembrou que a situação prejudica a saúde e a infraestrutura da cidade. "Chegamos ao consenso de que o desafio será superado através da união de esforços dos órgãos públicos e dos usuários que precisam entender a diferença entre a rede de chuvas e a rede de esgoto para que a gente evite tantos danos ambientais em Areia Preta".

Fotos: Francisco de Assis

Audiência Pública Aldo Clemente -Esgoto na Praia de Areia Preta 27/08/2021