08/09/2021 Câmara de Natal lança campanha que troca tampinhas por cadeiras de rodas

A Câmara Municipal de Natal lançou nesta quarta-feira (8) a Campanha Tampinha Legal, para a arrecadação de tampinhas plásticas de refrigerantes, garrafões de água e outras bebidas, que serão revertidas em doações de cadeiras de rodas e beneficiarão pessoas com deficiência e idosos. A iniciativa é feita em parceria com empresas, condomínios, escolas, estabelecimentos comerciais, universidades, igrejas, entre outros, que funcionarão como pontos de coleta.

"É uma campanha que tem total apoio da Câmara Municipal. Com uma iniciativa simples de trocar tampinhas que são jogadas fora, as pessoas beneficiarão quem precisa de uma cadeira de rodas. A Câmara dará total apoio para podermos divulgar e aumentar a adesão da população", destacou o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PDT).

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural Ramon Rodney e levado para a Câmara através do vereador Tércio Tinoco (PP). "Todas as tampinhas são entregues a uma fábrica que devolve o valor em cadeiras de rodas e de banhos. Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas. Já são 20 pessoas na lista de espera e as pessoas que necessitam podem entrar em contato conosco", explicou o parlamentar. O mandato dele disponibilizará coletores recicláveis para recebimento dos materiais, assim como procederá com a entrega das doações das cadeiras de rodas.

O objetivo é estimular a consciência ambiental e a responsabilidade social da população natalense. "Já temos esse projeto desde outubro do ano passado pelo meu programa no Instagram. A gente uniu as ideias e ampliamos a ação que já executávamos. Vamos chegar a 70 pontos de coleta em Natal, fora outras cidades. Os estabelecimentos que participarem receberão o selo da campanha, destacando a responsabilidade solidária e o compromisso com o meio ambiente", destacou Ramon Rodney.

A Câmara será um dos pontos de arrecadação, assim como outros locais em Natal e outras cidades. Mais informações sobre os pontos de arrecadação, como participar ou ser beneficiado pela campanha podem ser consultadas pelo WhatsApp do mandato do vereador (84) 98140-2111 ou no instagram @ramonrodney.

Fotos: Verônica Macedo

Tampinha legal