21/10/2021 Câmara homenageia DNA Center por serviços inovadores durante pandemia

A Câmara Municipal do Natal homenageou, nesta quarta-feira (20), o DNA Center, em sessão solene proposta pelo vereador Raniere Barbosa (Avante). Nas palavras do propositor, a homenagem é pela “importância decisiva que a empresa teve no enfrentamento da pandemia da Covid-19 na cidade, bem como pelos 21 anos de fundação deste laboratório pioneiro em tecnologia do DNA no Rio Grande do Norte”.

Ao iniciar suas palavras, Raniere Barbosa agradeceu às vereadoras e vereadores de Natal, que aprovaram por unanimidade a realização da solenidade. “Esse é um reconhecimento às inúmeras iniciativas em prol do povo natalense durante a pandemia”, disse, citando a “agilidade e ousadia” do DNA Center.

“A primeira ação foi a instalação, em apenas seis dias, de toda uma estrutura de Drive Thru para a coleta de exames para detecção da Covid. Na sequência, montou uma central de cadastro e agendamento, exclusiva dos exames RT-PCR, no estacionamento do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena. O sistema de coleta sem sair do carro foi planejado e montado em tempo recorde. A busca pelo resultado mais rápido, pelo diagnóstico precoce de uma doença tão desconhecida e enigmática ajudou a salvar muitas vidas e mostrou a responsabilidade do DNA Center com a sociedade potiguar”, destacou o propositor.

O vereador Raniere Barbosa ainda ressaltou os resultados exitosos do sistema Drive Thru. “O sucesso do sistema de drive foi tão grande que, mais uma vez, em uma iniciativa inédita e pioneira, o laboratório passou a disponibilizar a coleta dentro do veículo para os mais diversos tipos de exames eletivos e de rotina, com funcionamento de domingo a domingo, chegando a coletar e liberar cerca de mil exames em um único dia”,  relembrou, acrescentando que tudo isso só foi possível com grande investimento em maquinário, tecnologia, insumos e em pessoal, fazendo uma menção honrosa à competência e comprometimento dos mais de 370 funcionários do laboratório.

A homenagem foi recebida pelos diretores do DNA Center: o farmacêutico Roberto Chaves, as farmacêuticas e bioquímicas Andrea Fernandes e Gioconda Leão, e o engenheiro agrônomo René Carlos.

“Recebemos essa homenagem com muita alegria e gratidão, sabendo que não se trata de uma homenagem que se restringe apenas a nós diretores, mas se estende a todos os nossos colaboradores e clientes, pela contribuição e confiança de todos em nosso trabalho. Essa homenagem afere nosso comprometimento e premia os resultados dessa missão, em um momento grandioso para todos nós”, comemorou Roberto Chaves.

“A Câmara, através do vereador Raniere, está de parabém por essa justa homenagem a essa empresa, que se adaptou ao momento que se impôs e prestou os mais relevantes serviços à população natalense”, pontuou o Marcos Jácome, presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, que compôs a mesa da solenidade ao lado do diretor executivo da Fecomercio, Fernando Virgílio, e do representante do prefeito Álvaro Dias, Chilon Batista, secretário adjunto de Saúde do Município.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo