27/10/2021 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Ruy Pereira a profissionais de saúde

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, gestores e atendentes em saúde foram homenageados pela Câmara Municipal, em sessão solene nessa terça-feira (26), com a entrega da Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira.

A proposição foi do vereador Geovane Peixoto (PTB), que dá continuidade à homenagem prestada anualmente pela casa legislativa aos profissionais de saúde, com a outorga da comenda criada em 2015, pelo ex-presidente da CMN e médico psiquiatra Franklin Capistrano.

“É com muita alegria que propusemos reverenciar essa categoria imprescindível. Ainda estamos passando por um período nunca vivido na história recente da humanidade. E só com esses homens e mulheres estamos conseguindo vencer a Covid-19. Além disso, eles enfrentam muitos outros problemas, como o aumento do nível de estresse; a saudade dos próprios familiares, dos quais se afastaram para evitar o contágio; a angústia de salvar vidas, buscando leitos ou respiradores insuficientes, falta de medicamentos e, muitas vezes, também de condições de trabalho adequadas”, relatou o propositor.

“A Comenda é um resgate da memória do médico sanitarista Dr. Ruy Pereira dos Santos, um dos grandes batalhadores em defesa da saúde universal para toda a população, tendo sido um dos profissionais que participaram da criação do SUS, e que dedicou a vida à medicina, para que as pessoas tivessem acesso à saúde pública e direito a atendimento digno e humanizado”, acrescentou.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, irmão do Dr. Ruy Pereira, outorgar a comenda que leva o nome dele não só a médicos, mas também a outros profissionais de saúde, engrandece a memória do homenageado. “Agradeço essa honraria aos profissionais de saúde, não só como irmão de Ruy, mas também como cidadão e médico”, disse.

Entre os 36 homenageados da noite estava o secretário municipal de Saúde, George Antunes. Farmacêutico, ele disse que recebe a comenda com muita alegria, por levar o nome de um grande amigo e profissional que sempre admirou. “Com esse reconhecimento, esta casa legislativa fortalece e incentiva o trabalho de todos os profissionais de saúde de Natal”.

Em nome dos médicos homenageados, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcos Jácome, agradeceu a reverência e disse que ela é ainda mais significativa por levar o nome de um médico sanitarista que tanto fez pela saúde pública. Destacou também a importância da entrega em outubro: “Mês do médico e de grande campanha de conscientização e prevenção”, justificou.

Dr. Ruy Pereira foi secretário estadual de Saúde e de Educação. Além de médico, foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Ele nasceu em 1949, em Campina Grande/PB; foi prefeito de Serra Negra do Norte/RN e faleceu em 2010.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo