28/10/2021 Câmara de Natal homenageia lideranças evangélicas com Comenda Martinho Lutero

Em alusão ao Dia do Evangélico, comemorado em 31 de outubro, a Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda de Honra ao Mérito Martinho Lutero a 38 pastores, pastoras, missionários, missionárias e lideranças cristãs da capital, nessa quarta-feira (27),  por proposição da vereadora Camila Araújo (PSD).

“Estou muito feliz em prestar essa homenagem em nome da Câmara Municipal de Natal a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade evangélica em nosso município. Igrejas e instituições cristãs chegam muitas vezes onde o poder público não consegue chegar, sendo mantenedoras de trabalhos sociais, educacionais e na área da saúde que abençoam a vida de milhares de famílias”, justificou a propositora.

A comenda que leva o nome do monge alemão precursor do movimento que deu início à Reforma Protestante, há 504 anos, foi criada, em 2017, pela ex-vereadora Carla Dickson, hoje deputada federal.

“É um privilégio e uma alegria receber essa Comenda nesta Casa, onde fui o primeiro presidente evangélico em 400 anos”, lembrou o deputado estadual Albert Dickson, homenageado pela irmã e vereadora Margareth Régia (PROS). Sobre a Comenda criada pela esposa, ele completou: “Essa homenagem foi criada para valorizar pessoas com trabalhos relevantes em prol da obra de Cristo em Natal, e ficamos muito felizes quando a vereadora Camila Araújo se propôs a dar comunidade à entrega dessa honraria. Que, assim como ela, venham outros vereadores evangélicos e essa tradição se mantenha”.

Já o pastor Manassés Soares Dias, um dos homenageados pela propositora da sessão solene, destacou a grande simbologia da Comenda para mais de 75 mil membros, além dos congregados da Assembleia de Deus, e de outras igrejas e congregações evangélicas.

“Nos sentimos muito felizes e agradecidos a Deus por nossos representantes evangélicos e recebemos com muita alegria essa honraria. Nossos irmãos e irmãs legisladores evangélicos estão aqui cumprindo um propósito de Deus, e esse propósito é servir a sociedade”,  afirmou o presidente das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no RN, pastor Martim Alves.

Martinho Lutero, que dá nome à Comenda, foi o monge alemão que, em 31 de outubro de 1517, fixou 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. Elas representavam uma tomada de posição contra o que Lutero considerava práticas abusivas do clero católico romano e destacava posições doutrinárias que valorizaram a fé cristã. Esse texto marcou o início da Reforma Protestante e a ruptura com o catolicismo.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo