• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

22/11/2021 Câmara de Natal retoma Projeto “Escola na Câmara”

Alunos do 8º e 9º anos da Escola Nossa Senhora de Fátima, no Tirol, visitaram nesta segunda-feira (22), as dependências da Câmara Municipal de Natal e conheceram um pouco mais das atividades legislativas. A visita marca o relançamento do programa "Escola na Câmara", que aproxima as escolas do legislativo municipal, através de visitas e palestras. 

Na ocasião, o vice-presidente da Casa, vereador Klaus Araújo (Solidariedade), recebeu os estudantes e reafirmou a importância dos jovens não só entenderem o trabalho dos vereadores da Câmara de Natal, mas exercerem desde cedo a cidadania. “Essa parte de cidadania deve ser explicada e incentivada, especialmente nesta fase, quando os jovens estão decidindo o seu futuro. Vamos lembrar sempre da importância da educação em todos os níveis e acima de tudo o compromisso do vereador com nossa cidade. Os projetos existem e estamos aqui para representar toda a população”. 

Ainda na presidência da Câmara, os vereadores Hermes Câmara (PTB), Preto Aquino (PSD), Divaneide Basílio (PT) e Tércio Tinoco (PP) responderam as perguntas dos alunos e explicaram o funcionamento da Casa.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) recepcionou os alunos no auditório da Escola do Legislativo e conversou sobre sua vida estudantil, sua experiência na política e sua trajetória até chegar à condição de uma jovem mulher vereadora da Câmara de Natal. Já na Galeria, os vereadores Pedro Gorki (PCdoB) e Herberth Sena (PL) também apresentaram mais informações sobre o Legislativo municipal. 

A professora Leiliane de Souza, responsável pela turma, explicou a motivação da visita à CMN. “Queríamos aproximar os nossos alunos à realidade da Câmara. Eles estão muito próximos da sede do Legislativo municipal e ao mesmo tempo distantes do que acontece aqui. Pensando também na proposta de extensão do conteúdo visto em sala de aula, resolvemos vir conhecer o papel do vereador e como funciona a Câmara. Em breve, eles vão votar e é importante desde cedo conhecerem o papel deles como cidadão”, destacou. 

A estudante Stephanie da Silva ficou satisfeita com a experiência. “Estou feliz com a visita e gostei de ver de perto o trabalho dos vereadores. Foi uma experiência muito legal e proveitosa. Muito bom participar”. 

Rafael Jácome, diretor da Escola do Legislativo, reforçou o propósito do projeto em promover a interação entre os jovens e o poder legislativo. "Os alunos puderam conhecer de perto o papel do vereador e é muito importante essa aproximação da comunidade estudantil com o parlamento municipal. Aqui eles conhecem o funcionamento do gabinete, como trabalha uma comissão e toda a estrutura da Câmara de Natal. É um projeto de excelente qualidade, porque eles chegam sem esse conhecimento e saem com muita informação e entendimento sobre o trabalho da Câmara de Natal”.

As escolas interessadas em participar do programa "Escola na Câmara" devem procurar a Escola do Legislativo da Câmara situada na sede da CMN.

 

Texto: Fernanda Souza 
Foto: Assessoria do vereador Klaus Araújo