26/05/2017 Câmara Cidadã confirma sucesso na promoção da cidadania

Foi um êxito o programa "Câmara Cidadã", promovido pela Câmara Municipal de Natal, entre os dias 23 e 25 de maio, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac), além de diversos outros parceiros. A primeira edição do evento aconteceu no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte. Durante os três dias de atividades, milhares de pessoas marcaram presença na Praça do Coqueiral, local onde a estrutura foi montada, para ter acesso aos serviços oferecidos de forma gratuita, acompanhar debates sobre assuntos de interesse público e participar das atrações culturais.

Quanto à produção legislativa, os números confirmam o saldo positivo: 18 projetos apreciados, 10 projetos encaminhados para redação final e 157 requerimentos aprovados. Portanto, várias matérias de interesse sócio-econômico para a capital potiguar foram discutidas pelo plenário. O presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), avaliou o período como sendo de grande produtividade no parlamento.

"Certamente foi um momento ímpar para o Legislativo natalense, no qual bons projetos foram acatados e o debate democrático exercido em sua plenitude, inclusive com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves numa audiência pública, realizada na quarta-feira (24), fato inédito até então. Tudo isso sob o olhar atento da população, que conferiu pertinho de casa o dia a dia dos seus representantes. Aproveito para agradecer o carinho da comunidade e a participação dos parceiros, sendo o incentivo para continuarmos firmes nesta jornada", comemorou o presidente Raniere Barbosa.

Sobre o Câmara Cidadã, o vereador Kleber Fernandes (PDT) disse que proporciona interação com a população e ressalta a relevância do Poder Legislativo nas decisões da vida cotidiana das pessoas. "O cidadão fica por dentro da dinâmica de trabalho adotada pelo parlamento, dos temas discutidos pelos agentes públicos e da repercussão destes aspectos".

A vereadora Eudiane Macedo (SD) destacou a variedade de serviços ofertados para a comunidade. "Nunca é demais ressaltar o apoio das instituições que nos ajudaram a tornar este sonho realidade, todas comprometidas com as ações propostas". Já o vereador Sandro Pimentel (PSOL) falou sobre a importância de ampliar o exercício da democracia. "As pessoas tem que saber o que os parlamentares fazem e discutem. Afinal, somos empregados do povo".

Por sua vez, o vereador Luiz Almir (PR) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa de levar a primeira edição do Câmara Cidadã para a Zona Norte. "Ora, é a maior região administrativa do município - em população e em área. Tem mais: é aqui que está a maior taxa de crescimento de Natal. É para cá que a cidade avança, moldando sua geografia. Então, nada mais oportuno que começarmos este trabalho na Zona Norte, e daqui partirmos para as demais regiões da capital", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior