05/12/2022 Escolas de samba recebem apoio de comissão da Câmara para fortalecer segmento

A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal realizou nesta segunda-feira (5), uma audiência pública para debater sobre a resolução de pendências que interferem na realização do desfile das escolas de samba no Polo Ribeira durante o carnaval.

O presidente da comissão, vereador Hermes Câmara (PTB), disse que há a preocupação de chegar no período carnavalesco e problemas estruturais e orçamentários não terem sido resolvidos. "A gente percebe certa protelação por parte de algumas secretarias que so vêm tratar o assunto às vésperas do carnaval. Faltam 90 dias e não sabemos sequer quanto vai ser investido no evento. Por isso, encaminhamos uma reunião com a administração do Porto, com a Secretaria de trânsito e com o CREA", disse o parlamentar.

Essa futura reunião será para tratar sobre o apoio do CREA garantindo segurança na estrutura dos carros alegóricos, além de medidas sobre o tráfego nas vias da Ribeira. O inspetor de trânsito da STTU, Carlos Eugênio, externou a preocupação com o fluxo, devido ao número de caminhões e carretas que ficam parados nas vias à espera de entrar no porto para desembarcar cargas.

Outra reclamação é sobre o investimento no segmento. Larissa Lira, diretora cultural da Liga das Escolas de Samba, explicou ser preciso uma revisão nos valores, que há anos não são atualizados. "Viemos tratar sobre a manutenção da tradição do polo Ribeira. Questões de estrutura e da revisão do orçamento que hoje é no valor de R$ 15 mil para as escolas do grupo A e R$ 10 mil para as do grupo B. Uma escola chega a gastar R$ 40 mil para sair na rua", contou a produtora.

Presente à reunião, a vereadora Margarete Régia (PROS) sugeriu que os vereadores se unam para destinar emendas impositivas no orçamento do município para auxiliar as escolas. "O que for possível ajudar no sentido de emendas para fortalecer o carnaval das escolas de samba de Natal estarei à disposição para fazer. Mas também é preciso formar uma comissão que trabalhe ao longo do ano dando prioridade ao trabalho e necessidades desses grupos", propôs.

O secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, defendeu uma ação integrada das secretarias municipais e informou que o edital para os eventos do carnaval, incluindo as escolas de samba, está pronto, aguardando a chancela do prefeito da cidade. "Ele deverá, com a equipe econômica, se pronunciar quanto a valores. Temos esperança de que teremos aprovação dele para seguir com o carnaval forte como vinha sendo feito nos últimos anos, partindo da premissa do último orçamento de R$ 1 milhão, com a premiação que as escolas propõem de R$ 50 mil para a vencedora, seguindo valores em ordem decrescente para outras classificadas", declarou o secretário.

Fotos: Francisco de Assis

Audiência Pública Escolas de Samba na Ribeira - 05/12/2022