09/12/2022 Câmara de Natal celebra cultura potiguar com entrega da Comenda Deífilo Gurgel

Na noite desta quinta-feira (08), a Câmara Municipal de Natal foi palco de celebração e homenagens a grandes artistas que fazem a cultura potiguar.

"É uma imensa satisfação homenagear artistas e fazedores de cultura da capital potiguar e mostrar que este parlamento sabe da importância da classe cultural para o desenvolvimento da nossa sociedade". Foi com essas palavras que o vereador Herberth Sena (PSDB) deu início à sessão solene para entrega da Comenda Deífilo Gurgel a personalidades que contribuem para a cultura de Natal e do Rio Grande do Norte.

O maior homenageado da solenidade é o próprio Deífilo Gurgel, que dedicou anos de sua vida à pesquisa e promoção da cultura popular do RN. Foi diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto e presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, além de ter lecionado a cadeira folclore brasileiro na UFRN, por 12 anos. Publicou vários livros sobre folclore, como Danças Folclóricas do RN, João Redondo – Teatro de Bonecos do Nordeste, Romanceiro de Alcaçus e Espaço e tempo do folclore potiguar.

De acordo com o vereador Herberth Sena, a honraria concedida aos fomentadores de atividades culturais pelo Legislativo natalense é concorrida e representa o reconhecimento do povo de Natal. "A cultura não pode ser tratada como um elemento secundário. Juntamente com a educação e a ciência, é necessário que a gente reafirme a sua importância como elemento formador do ser humano. Parabéns a todos que, apesar das dificuldades, fazem a cultura potiguar ser o que é: diversificada e vibrante", declarou.

Ao fazer uso da palavra, Dácio Galvão, presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), disse que a iniciativa da Câmara de Natal promove valorização para a cultura na capital do Rio Grande do Norte. "A cultura é transformadora. Aliás, um povo que não cultiva sua cultura é um povo sem identidade. Considero essa comenda bastante simbólica porque Deífilo Gurgel representa a reafirmação da arte popular do estado. Assim, essa representação vai além dos limites de Natal e se expande para todo país, fortalecendo a identificação do povo com sua cultura".

O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, lembrou que fazer cultura no Brasil não é fácil e que o Poder Público precisa desenvolver políticas de incentivo para a atividade que gera emprego e renda para milhões de pessoas. "Nos bastidores de um grande espetáculo existe um pequeno percentual de inspiração e um grande percentual de transpiração. Tem um trabalho árduo envolvido, de profissionais que não aparecem para o grande público. Então, uma homenagem como essa serve para que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas naquilo que fazem", pontuou.

Entre os homenageados estava o ator José Neto Barbosa. Segundo ele, faz-se necessário refletir sobre a necessidade dos governos investirem de forma mais efetiva na produção cultural. "O apoio ao nosso setor é concretizado quando se pensa em políticas públicas que cheguem em todas as regiões da cidade e do estado. Aproveito para agradecer o carinho de todos e dizer que estou feliz pela deferência".

Outro agraciado com a comenda, o artista visual João Natal, gestor da Pinacoteca do Estado, falou que a solenidade constitui um momento de celebração da arte potiguar. "É gratificante estar aqui e ser reconhecido por um trabalho realizado não só como artista visual, mas também como pintor, educador e gestor de um dos mais importantes espaços culturais do Rio Grande do Norte".

Fotos: Verônica Macedo