12/12/2022 Marinha é homenageada na Câmara de Natal em alusão ao Dia do Marinheiro

Em alusão ao dia 13 de dezembro, data na qual se comemora o Dia do Marinheiro, a Câmara Municipal de Natal realizou uma solenidade para celebrar a data, nesta segunda-feira (12), através de uma proposição da vereadora Camila Araújo (União).

A parlamentar externou a satisfação em propor a solenidade, relembrando que a data homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em sua data natalícia (13/12/1807). "São homens e mulheres, heróis do mar. Saudar o dia do marinheiro é lembrar do Marquês de Tamandaré e a partir daí relembrar a Importância do nosso oceano, onde está a nossa 'Amazônia Azul', fonte de vida e de riquezas, tão bem protegido pela Marinha. Por isso, a gratidão em proporcionar essa homanagem aos nossos marinheiros", disse ela.

Tamandaré está entre o seleto grupo de brasileiros que contribuíram para resguardar o Brasil da desagregação do Norte ao Sul do Brasil, se destacando em conflitos como a Guerra de Independência, Guerra Cisplatina e Guerra do Paraguai.

"Comemoramos este dia em alusão direta ao nascimento do nosso patrono, o Almirante Tamandaré, que desempenhou protagonismo em todos os grandes feitos no campo militar naval do Brasil-Império e depois na República. É uma proposição muito bem recebida por todos os que fazem a Marinha do Brasil", destacou o Almirante André Moraes, comandante do 3° Distrito Naval.

Além dos marinhos e fuzileiros navais, participaram também autoridades do Exército, da Força Aérea Brasileira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e da cúpula da Segurança Pública do Estado e alunos da Escola Civico-militar Maria Alexandrina Sampaio.

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo, enfatizou a importância de reconhecer o serviço que os militares do mar prestam ao país. "Vivemos num estado banhado por um oceano e a Marinha garante a proteção da nossa costa. Por isso nos sentimos orgulhosos pela presença desses homens e mulheres da Marinha do Brasil que merecem essa justa homenagem", frisou o secretário.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis