13/12/2022 Câmara de Natal outorga cidadania ao fundador da Confraria do Lourival

A Câmara Municipal entregou, nesta segunda-feira (12), o Título de Cidadão Natalense ao comerciante Lourival Araújo Cavalcanti. A proposição foi da vereadora Margarete Régia, autora do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a honraria, devido aos serviços prestados pelo homenageado visando o fomento da economia do bairro das Quintas, onde há 22 anos instalou comércio.

“Nasci nas Quintas e sei o bem que Lourival fez por lá, cativando amigos e investindo no bairro. Homem batalhador e pessoa honesta e gentil. É uma honra poder lhe prestar essa justa homenagem”, disse a vereadora.

Nascido em Campina Grande/PB e formado em administração de empresas pela Escola Técnica do Comercio do RJ, Lourival fez vários cursos de especialização na área de gestão e administração em vendas pelo Senai e Fundação Brasil.  Exerceu diversas atividades profissionais como gerente de lojas do Grupo Pão de Açúcar por 19 anos, como também foi representante de vendas em vários municípios paraibanos e norte-riograndenses. Foi a serviço do Grupo Pão de Açúcar que conheceu a capital potiguar em 1983.

Como o amor pela cidade ficou enraizado, retornou em 2000 como empresário do ramo da gastronomia, e fundou a Confraria do Lourival, nas Quintas, em 2002, conquistando o respeito e a amizade do bairro e de toda a Grande Natal, onde se vai para “cerveja, futebol, petiscos e muitos amigos”, como diz o lema do local.

“Depois de receber o título de Cidadão Quintense e a Comenda Pedro Novoa, homenagens do bairro das Quintas, como paraibano, comecei a sonhar com o Título de Cidadão Natalense”, confessou o homenageado, que garantiu que a honraria da Câmara Municipal terá lugar de destaque no endereço tradicional da popular Rua Marcos Cavalcante, muito conhecida entre os boêmios.

Para o servidor público municipal Marcílio Ribeiro, amigo do homenageado e frequentador da Confraria do Lourival, o comerciante se fez merecedor da cidadania natalense pela dedicação diária ao negócio que construiu e às pessoas que frequentam o local. Para o filho, Lourival Júnior, que veio de João Pessoa/PB, para testemunhar a sessão solene, o pai merece o reconhecimento da cidade por ter sido sempre uma referência de trabalho e honestidade.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo