• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

08/03/2023 Solenidade na Câmara de Natal marca Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (07), uma solenidade para celebrar as mulheres que contribuem para o desenvolvimento da capital potiguar. Chefes de família, professoras, empreendedoras, religiosas, advogadas e lideranças comunitárias são alguns dos perfis das homenageadas da noite que, representando todas as mulheres da cidade, receberam dos parlamentares a Comenda Júlia Alves Barbosa. A solenidade foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que é composta pelas vereadoras Júlia Arruda (PCdoB), Nina Souza (PDT), Camila Araújo (União Brasil), Brisa Bracchi (PT), Margarete Régia (PROS) e Ana Paula (SD). A cerimônia foi presidida pelas vereadoras presentes na Casa.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, vereadora Júlia Arruda, lembrou que a data tem origem na luta feminina por melhores condições de vida e trabalho. Segundo ela, é importante saber disso porque diferente de outras datas no calendário essa foi criada pelos movimentos sociais. "Por isso, os eventos do Dia Internacional da Mulher não podem esconder a opressão vivida por muitas mulheres ao longo da história. Cabe, então, às mulheres trabalhadoras manter essa memória viva". 

O prefeito interino de Natal Eriko Jácome expressou sua homenagem às mulheres natalenses. "É uma honra participar dessa cerimônia tão significativa que celebra a luta e a conquista das mulheres em todo o mundo. Por isso, estou aqui para participar e expressar todo o meu reconhecimento, gratidão e apoio às mulheres da nossa cidade", comemorou. 

Na sequência, o presidente interino da Câmara Municipal de Natal, vereador Hermes Câmara (PTB), disse que não poderia deixar de estar junto da bancada feminina da Casa e expressar a alegria de comemorar a data, lembrando a luta das mulheres que já alcançaram tantas vitórias. "Hoje também é dia de enaltecer nossas mães, esposas, filhas, avós e tias que tanto fizeram por nós. Pessoas fundamentais na vida da gente e que merecem todas as honrarias". 

Representando a Assembleia Legislativa do RN, a deputada estadual Terezinha Maia (PL) parabenizou o Legislativo natalense pela iniciativa. "As mulheres que estão aqui representam as lutas por suas famílias e suas comunidades, personalidades que trabalham por uma sociedade mais justa e colocam em prática ações que ajudam Natal e o Rio Grande do Norte a crescerem politicamente, economicamente e socialmente", pontuou a parlamentar. 

A secretária estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Olga Aguiar, discursou em nome das homenageadas. "O 08 de março é dia de celebrar avanços, recordar batalhas e refletir sobre o tipo de sociedade que queremos. Não foi à toa que chegamos até aqui. Vejo neste plenário a diversidade das mulheres reverenciadas pelos seus feitos. Isso mostra a imensa contribuição que a população feminina oferece em todos os segmentos sociais. Mostra, também, a necessidade de lutarmos todos os dias por justiça e equidade de gênero em Natal, no Rio Grande do Norte, no Brasil e no mundo", defendeu Olga, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra. 

Entre as homenageadas estava a deputada federal Natália Bonavides (PT), que falou da sua satisfação em retornar à Câmara Municipal de Natal para receber uma honraria. "Foi neste Legislativo que dei início a minha trajetória parlamentar e fico muito feliz de estar aqui numa solenidade tão simbólica, pois destaca uma data de muita força e simbolismo. Trata-se de um dia de luta por direitos. Aliás, uma luta que precisa ser constante, haja vista que no menor descuido os direitos das mulheres são atacados".

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Joventina Simões, declarou que o reconhecimento de sua trajetória pelos representantes do povo de Natal é motivo de muito orgulho. "Recebo esta comenda com enorme satisfação porque ser mulher significa enfrentar desafios a vida inteira. Por exemplo, o IHGRN é a instituição cultural mais longeva do estado e em 120 anos de existência eu sou a primeira mulher a presidi-lo. Dito isso, agradeço as manifestações de apreço e espero que seja cada vez mais comum mulheres ocuparem postos de comando nas instituições", concluiu.

Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo