13/03/2023 Comissão de Saúde fiscaliza sistema de distribuição de medicamentos de Natal

Dando início a agenda de fiscalização aos equipamentos de saúde, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (13) uma visita ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e Departamento de Logística e Suporte Imediato à Saúde (DLS) a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), presidente do colegiado, Aroldo Alves (PSDB), Camila Araújo (União Brasil), Peixoto (PTB) e Preto Aquino (PSD).

"Essa visita aconteceu porque quando a comissão chegava nas unidades de saúde da cidade, encontrava carência de medicamentos e insumos. Diante disso, decidimos tomar conhecimento de como é feita a logística para distribuir o material hospitalar em toda capital potiguar. Então, a partir das informações que temos, vamos articular uma reunião com o Departamento de Atenção Básica, que lida diretamente com os postos de saúde, para melhorar a distribuição e a comunicação interna para atender com mais eficiência o usuário do SUS", afirmou o vereador Herberth Sena.

Por sua vez, o vereador Aroldo Alves ressaltou a organização da estrutura que armazena os insumos da Rede Municipal de Saúde. "Foi uma grande satisfação encontrar um espaço tão bem administrado por seus diretores. Acredito que basta alinhar um pouco mais a relação entre postos de saúde e o setor de distribuição para resolvermos de vez a questão da falta de medicamentos para a população", pontuou.

A diretora do DAF, Ana Márcia Medeiros, explicou como é feito o trabalho da instituição. "Temos o sistema de informação web Hórus, implantado em quase 90% das unidades básicas de saúde, que é o meio pelo qual os pedidos de material são realizados. Geralmente levamos no máximo uma semana para encaminhar os insumos para os hospitais. A nossa equipe tem conhecimento do estoque de todas as unidades, assim, mandamos medicamentos de acordo com as necessidades, justamente para evitar desequilíbrio e carência", informou.

Luiz Ricardo Nunes, diretor do DLS, falou que seu setor é o encarregado de entregar material de expediente permanente, de limpeza e gráfico, além de fazer o tombamento e encaminhamento de equipamentos. "Os hospitais e postos de saúde solicitam os insumos através de uma guia de suprimento. Com isso em mãos, elaboramos a relação, separação e entrega. Sobre o material de expediente permanente, recebemos o material de outros departamentos e imediatamente tombamos e mandamos para as unidades que solicitaram".

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde - Visita de Fiscalização ao Depósito da SMS - 13.03.2023