21/03/2023 Debate na Câmara de Natal levanta problemas da educação municipal

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública nesta terça-feira (21) na qual foram apontados os problemas que têm se ampliado na educação do município.

O vereador Daniel Valença (PT) presidiu a audiência e destacou a importância da comissão iniciar os trabalhos em 2023 provocando esse debate. "Daqui podemos começar com um diagnóstico. Nos preocupa algumas questões, como a falta de vagas nos CMEIS. Em 2022 havia 836 crianças não contempladas no sorteio. Em 2023 passou para 1.700. Se nada for feito, o que acontecerá nos próximos anos? Não podemos normalizar essa situação. A demanda aumentou 8% e a oferta de vagas reduziu 11%", apontou o parlamentar.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Bruno Vital, disse que o espaço que a Câmara Municipal abre é importante para avançar nas melhorias, porém falta a representação do Município para debater e negociar. Ele também pontuou problemas com obras inacabadas, atraso no pagamento de estagiários, interferência nos conselhos de representação e congelamento de salários.

"Voltamos à Câmara para um debate que não é novo e não encontramos a secretária de educação. Já tivemos audiência aqui sobre a falta de vagas em anos anteriores e o problema não foi resolvido. Já estivemos falando sobre a situação dos professores que é a mesma, sem negociação para o reajuste salarial. Enquanto os problemas não se resolverem, estaremos aqui para cobrar", ressaltou o sindicalista.

Soré Moura, estagiária, também relatou que os atrasos nas bolsas são constantes e isso interfere no apoio pedagógico aos alunos. "São cerca de 2 mil estagiários e além dos atrasos, há desvios de funções, quando são postos para fazer serviços que fogem do apoio em sala de aula", alertou.

As vereadoras Brisa Bracchi (PT), Júlia Arruda (PCdoB), bem como o presidente da Câmara, Eriko Jácome e os vereadores bispo Francisco de Assis (Republicanos), Robério Paulino (PSOL) e Anderson Lopes (SD) também participaram da audiência.

Projetos

Antes da realização de audiência, a Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 142/2022, proposto pela ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), subscrito pelo vereador Daniel Valença (PT), criando a Semana das Famílias Atípicas, a ser comemorada na semana do dia 2 de abril, quando é celebrado o Dia da Conscientização sobre o autismo. Além disso, a comissão aprovou a concessão de três títulos de cidadania propostos pelos vereadores Hermes Câmara (PTB) e Felipe Alves (União Brasil).

Fotos: Francisco de Assis

Comissão de Educação/audiência pública 21/03/2023