27/03/2023 Unidade de Saúde do Soledade II recebe visita técnica da Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (27) uma visita à Unidade de Saúde da Família do Conjunto Soledade II, na Zona Norte, a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Camila Araújo (União Brasil) e Peixoto (PTB).

Durante o encontro, os servidores da instituição apontaram problemas como falta de profissionais, especialmente médicos, escassez de insumos, medicamentos e equipamentos, além de perdas para os profissionais que exercem funções gratificadas. Segundo a comissão formada pelos funcionários, as deficiências enfrentadas na unidade estão comprometendo a qualidade do atendimento ofertado à comunidade.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Herberth Sena, disse que após ouvir os servidores, o colegiado dará início a encaminhamentos na tentativa de melhorar a situação da Unidade de Saúde. "Tomamos nota de todas as dificuldades que os trabalhadores da saúde vivenciam aqui para cobrar do Executivo medidas no sentido de solucionar as questões. Na próxima quarta-feira teremos, inclusive, uma reunião com o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, funcionários e usuários para tentar encontrar um alinhamento".

Por sua vez, o vereador Peixoto destacou a união da equipe da USF do Soledade II na busca por melhorias. "Os servidores estão mobilizados e empenhados em mudar a realidade do seu ambiente de trabalho. Abraçaram a causa, procuraram a Câmara Municipal e estabeleceram um diálogo permanente com a classe política. Estão de parabéns pela luta!". Na sequência, a vereadora Camila Araújo chamou atenção para adversidades estruturais constatadas no prédio. "A sala de reuniões não está climatizada, sendo que três aparelhos de ar-condicionado estão quebrados. Faz-se, então, necessário fazer estes reparos o mais rápido possível".

Cristina Lopes, enfermeira, falou em nome da equipe da unidade. "Precisamos, com urgência, de mais profissionais e insumos para prestar um atendimento eficiente para os cidadãos que dependem do SUS. Porque a ausência de servidores dificulta o acesso da população aos serviços. Temos uma população que gira em torno de 13 mil pessoas, das quais muitas são diabéticas e hipertensas, mas apenas dois médicos estão presentes para atender, o que torna impossível contemplar a todos. Então, dependemos da mediação do Legislativo para nos ajudar a reverter este quadro".

Fotos: Elpídio Júnior