15/06/2017 Câmara de Natal realiza sessão solene em homenagem ao Pibid

Por proposição do vereador Preto Aquino (PEN), a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (14), uma sessão solene para homenagear a equipe do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa do Governo Federal que beneficia alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

Na ocasião, a diretora geral do Pibid para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenadora do Fórum do Pibid no RN, professora Andrezza Tavares, foi agraciada com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados a capital potiguar.

"Com certeza é importante o reconhecimento do Legislativo natalense porque contribui para a continuação deste programa, haja vista que a grande preocupação é que, a exemplo do Ciências Sem Fronteiras, o Pibid seja extinto", observou Andrezza. "Nossa luta hoje é para que esse programa se torne política de estado, para não sofrer cortes como outros setores", defendeu.

Segundo ela, por causa do desempenho ruim no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Rio Grande do Norte é o estado que mais recebeu cotas de bolsas nos últimos anos, como estratégia para reverter este quadro através da melhoria da qualidade do ensino. Em média 1,5 mil alunos favorecidos com bolsas nas instituições formadoras, que somados aos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais o número de beneficiados chega a cerca de 150 mil.

"Trata-se de um trabalho que vem transformando a vida de milhares de jovens em todas as regiões do estado. Um programa gigantesco, digno de "guinness book"! Dito isso, quero agradecer aos profissionais que integram nossa equipe. São mentes brilhantes que aplicam seus talentos em prol do desenvolvimento da educação. Estão todos de parabéns", completou Andrezza.

O diretor do Campus Natal Central do IFRN, professor José Arnóbio, disse que o Pibid precisa de apoio para continuar. "Em função de uma conjuntura política difícil, instalada no Brasil, é um programa que está ameaçado de acabar. Diante deste cenário, a homenagem da Câmara Municipal ajuda a mostrar para a população a grandeza e o alcance da iniciativa", reforçou.

Em seu discurso, o vereador Preto Aquino destacou a importância do Programa de Iniciação à Docência. "Um serviço extraordinário, que contribui para a cidade melhorar os níveis de educação, formar pessoas, gerar crescimento. Que mais estudantes tenham a oportunidade de construir uma sólida formação educacional".

Fotos: Verônica Macedo