29/03/2023 Comissão aprova projeto que institui rede de acolhimento às crianças órfãs

A comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara de Natal se reuniu na manhã desta quarta-feira (29), no plenário Érico Hackradt para apreciar projetos.

Foram três matérias aprovadas e outras três designadas para relatores. Dos PLs aprovados, o n° 175/2022, de autoria da vereadora Ana Paula (SD), que “Institui a rede municipal de acolhida e proteção às crianças órfãos do feminicídio e vítimas de violência doméstica”.

“Para minha felicidade os colegas aprovaram esse projeto hoje aqui, que vêm para amparar e acolher essas crianças órfãs de mães vítimas de feminicídio. É importante que o município tenha esse cuidado e rede de apoio a essas crianças e por isso trouxemos essa solução através desse projeto”, explicou a autora do projeto, vereadora Ana Paula.

Na comissão os vereadores também aprovaram o PL n° 207/2022 de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) que dispõe sobre a formação continuada e educação permanente em temas de saúde mental e atenção psicossocial para profissionais da saúde.

“Essa matéria trata de amplas categorias que estão submetidas a jornadas muito difíceis e exaustivas, nós tivemos o exemplo recente da pandemia que trabalhadoras e trabalhadores da Saúde tiveram uma exposição ainda maior, então é muito importante que tenhamos uma atenção ainda mais especial com essa parcela da população”, reforçou o vereador Daniel Valença (PT).

Outro projeto aprovado foi o n° 408/2022 de autoria do vereador Hermes Câmara (PTB), que dispõe sobre passeios turísticos voltados à população idosa no município de Natal.

Sobre o projeto, o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) afirmou ser um benefício para os idosos natalenses: “Esse projeto deve trazer benefícios para os idosos da nossa cidade que realmente muitas vezes são deixados de fora das atividades turísticas, então esse tipo de lei vem para favorecer essa população, permitindo que eles tenham acesso a passeios e lazer, e possam conhecer e visitar locais turísticos da nossa cidade”.

Texto: Juliane Araujo
Fotos: Francisco de Assis