30/03/2023 Vice-diretor da Escola de Música da UFRN recebe Título de Cidadão Natalense

A Câmara Municipal outorgou, nesta quarta-feira (29), o Título de Cidadão Natalense ao carioca Fábio Presgrave, considerado um dos principais músicos do país, referência no violoncelo, e vice-diretor da Escola de Música da UFRN.

Bacharel e mestre pela Jiulliard School of Music de Nova York, o professor Presgrave foi e é responsável pela formação de dezenas de violoncelistas que passam pela graduação, pós-gradução e extensão na UFRN. Como músico, já se apresentou mundo afora, sempre aclamado pela genialidade.

Mas, em busca de qualidade de vida, como conta a esposa, a advogada paulista Ana Beatriz Presgrave, a família chegou para morar Natal em 2008, quando ele veio assumir a docência na UFRN. E foi o trabalho que realizou na Universidade e fora dela, pela história da música potiguar erudita que o credenciou à cidadania, de acordo com a vereadora Nina Souza (PDT), propositora do Título. “Sempre atento à educação e à cultura, como professor e músico, ao longo dos anos em solo natalense, participou diretamente da formação de centenas de artistas potiguares”, justificou.

Entusiasta por tudo que envolve o violoncelo, Presgrave resgatou a história do natalense Aldo Parisot, solista de algumas das maiores orquestras do mundo e que foi professor catedrático da Yale University e o último colaborador próximo de Villa-Lobos.  “É um ato de extrema justiça a concessão deste Título de Cidadania. Fábio Presgrave valoriza a música potiguar, criando-a e recriando-a para todos os ouvidos”, elogiou o amigo, advogado e ex-reitor da UFRN, Diógenes da Cunha Lima.

“Estou muito feliz e honrado por esse título, principalmente por vir pelas mãos da vereadora Nina, que tem sido muito importante para o resgate de nomes da música potiguar. Como amo essa cidade e foi o lugar que escolhi para minha família viver, já me sinto natalense desde que entrei no avião para me mudar pra cá”, agradeceu o homenageado.

Durante a sessão solene, o reitor Daniel Diniz representou a UFRN, secretário de Cultura, Dácio Galvão, a Prefeitura de Natal.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo