05/04/2023 CMN homenageia autistas e cuidadores em alusão ao Dia Mundial de Conscientização

Nessa terça-feira (04), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, por proposição do vereador Tércio Tinoco (União Brasil). Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 2 de abril como a data para difundir informações e assim reduzir a discriminação e o preconceito que ainda afligem as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Hoje nossa casa legislativa  abre suas portas para prestigiar e homenagear os autistas; os pais, amigos e profissionais que cuidam de pessoas com TEA, e aqueles que lutam pelos direitos dessa população, que merece políticas públicas de inserção social”, destacou o presidente da CMN, Eriko Jácome. “Através dessa homenagem, queremos mostrar à sociedade natalense que as pessoas com autismo podem conquistar o espaço delas no mercado de trabalho e em todos os espaços de convívio social”, completou o vereador Tércio Tinoco, propositor da solenidade.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar as relações com o mundo. Indivíduos com TEA podem conquistar lugar na sociedade porque têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Mas, embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras que precisam de atenção e apoio constante ao longo das vidas.

Entre os homenageados na sessão solene estavam os gêmeos Ângelo e Augusto Gomes Maia, irmãos da pedagoga Adriana Maia, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN). Para ela, momentos como a sessão solene na CMN dão visibilidade à causa das pessoas com TEA. “É importante porque eles se sentem acolhidos pela sociedade. O Dia de Conscientização é necessário para difundir conhecimento sobre o Autismo e as necessidades dos autistas, que são tratamento adequado e apoio”, ressaltou.

“Não existe receita pronta e nem manual de instruções de como lidar com um autista. Apenas seja compreensivo (a). É suficiente”, completou a Raquel Nery, autista e estudante de Medicina da UFRN, também homenageada na sessa solene.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Esportes, Jódia Melo, mãe de uma criança com TEA, que também foi homenageada na solenidade, representou a Prefeitura de Natal; e a coordenadora de redes de atenção da Secretaria Estadual de Saúde, Samara Pereira, representou o Governo do Estado.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo