06/04/2023 CMN entrega Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa pelo Dia do Jornalista

Em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, a Câmara Municipal de Natal promoveu, nesta quarta-feira (05), sessão solene de entrega da Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa a 24 profissionais da comunicação homenageados, entre repórteres, editores, colunistas, apresentadores e assessores de imprensa. A data marca a fundação da Associação Brasileira de Imprensa, em 1908, criada com o objetivo de assegurar direitos para exercício profissional dos jornalistas.

De acordo com o propositor da sessão solene, o vereador Anderson Lopes (Solidariedade), a Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa “faz justa homenagem aos profissionais cuja missão é levar a verdade dos fatos na íntegra à sociedade”.  A honraria foi criada no âmbito da CMN em 2020, pelo então vereador Dinarte Torres, pelo projeto de resolução 473/2020. A comenda tem o nome do radialista, jornalista, publicitário, empresário e político que colocou no ar a primeira TV comercial do RN. “Quero mais uma vez agradecer à Câmara Municipal por essa homenagem e parabenizar todos os profissionais de comunicação que hoje serão homenageados com essa comenda”, disse a viúva do ex-senador, a empresária Mirian de Sousa, que participou da solenidade.

“Como presidente da Câmara Municipal, é uma honra participar de uma sessão solene tão importante, na qual vamos homenagear grandes jornalistas da nossa cidade, com uma comenda que leva o nome de alguém que fez história e até hoje está marcado na lembrança do povo de Natal”, ressaltou o presidente da casa, vereador Eriko Jácome.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Alexandre Othon, a sessão solene em alusão ao Dia do Jornalista, promovida anualmente pela Câmara mostra valorização da profissão. “É importante para dar destaque a uma profissão que às vezes é desvalorizada até pelos próprios veículos de comunicação. Nós fazemos um trabalho social incrível para toda a cidade, para o estado e para o país. É preciso ser reconhecido, porque o profissional qualificado é o que lê, informa e incentiva o debate. Para isso, é preciso estar bem amparado e bem preparado”, defendeu.

A jornalista Ana Luiza Câmara, uma das primeiras mulheres a comandar uma redação no RN, foi uma das homenageadas. Ela fez carreira na InterTv, onde trabalhou por 25 anos, e depois atuou como assessora de comunicação do Hospital do Coração.  “Esta sessão solene em reconhecimento ao Dia do Jornalista valoriza a profissão, em tempos nos quais todo mundo acha que pode ser jornalista.  Acho importante homenagear quem realmente é profissional e os que fazem jornalismo de verdade. Acho fundamental e a gente se sente reconhecido e agradecido”, disse.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton Freitas, representou a Prefeitura de Natal.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo