11/04/2023 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador recebe visita da Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (10), mais uma visita fiscalizatória aos equipamentos de saúde da capital potiguar. Dessa vez, a atividade aconteceu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, localizado no bairro da Cidade Alta. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Camila Araújo (União Brasil), Preto Aquino (PSD) e Peixoto (PTB).

O Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além disso, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

Na ocasião, os parlamentares não obtiveram as informações que buscavam, haja vista que a diretoria da instituição estava em atividade externa e não pôde se reunir com a comissão. O vereador Herberth Sena falou que diante da impossibilidade de falar com os gestores neste momento, o próximo passo será oficializar as demandas, especialmente denúncias sobre problemas com o funcionamento do órgão. "Precisamos de respostas para os questionamentos enviados ao nosso colegiado pela população. E com certeza faremos uma nova visita, na expectativa de conversarmos com seus diretores", avisou.

Por sua vez, a vereadora Camila Araújo aproveitou para elencar algumas deficiências encontradas na repartição. "O ar-condicionado está quebrado, o telefone, principal meio de comunicação com os usuários, não funciona e a equipe não conta com psicólogo para prestar assistência aos trabalhadores que precisam se afastar por problemas mentais. Precisa também de ortopedista, reumatologista e fisioterapeuta para os indivíduos que sofrem com fibromialgia".

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde da CMN - Visita ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador CEREST 10.04.2023