11/04/2023 Falta de espaços nos cemitérios de Natal será discutida em audiência pública

A problemática da lotação nos cemitérios públicos de Natal será discutida numa audiência pública a ser realizada pela Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal, que deve ocorrer no próximo dia 25 de abril. A decisão foi tomada na reunião do colegiado ocorrida nesta terça-feira (11).

"Desde 2018 venho levantando esse assunto na Câmara. Não há mais onde sepultar os falecidos nos oito cemitérios públicos de Natal. Apenas dois cemitérios ainda dispõem de terrenos provisórios, nos quais os restos mortais precisam ser retirados após dois anos. Temos a sugestão de que se adote o modelo de cemitérios verticais e queremos debater para chegar a algum avanço", destacou o vereador Preto Aquino (PSD), presidente da comissão.

Para tanto, estão sendo convidados, além de vereadores, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Assistência Social (Semthas) e Gabinete Civil. "Queremos as secretarias para essa discussão com os vereadores a fim de tentarmos encontrar uma solução. Mais uma vez quem mais sofre são as famílias mais pobres que enfrentam maior dificuldade", destacou o vereador Luciano Nascimento (PTB).

Na reunião desta terça, além de convocar a audiência, a comissão aprovou o projeto de lei nº 746/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui a campanha “Tampinha Legal”, destinada a arrecadação de tampinhas plásticas, cuja troca será revertida em doações de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. O vereador Kleber Fernandes (PSDB) também participou da reunião.

Fotos: Francisco de Assis

Comissão de Planejamento 11/04/2023