12/04/2023 Câmara Municipal de Natal celebra 60 anos da Paróquia de São João Batista

Nesta terça-feira(11), a Câmara Municipal realizou sessão solene em alusão aos 60 anos da Paróquia de São João Batista, cuja a igreja matriz está situada no bairro de Lagoa Seca, zona Leste da capital. Foi criada em 9 de janeiro de 1963, quando Dom Eugênio de Araújo Sales era o administrador apostólico da Arquidiocese de Natal.

Atualmente, além da igreja matriz de São João Batista, as comunidades que compõem a paróquia são a Igreja de Nossa Senhora do Líbano, Igreja de Santo Antônio de Pádua e a Igreja do Cristo Redentor.

Durante a sessão solene, foram homenageadas 25 pessoas. “São padres, diáconos e fiéis, com extensas listas de serviços prestados à paróquia, e através dela, à cidade. Entre eles, o padre José Marcelo Cezarino Cruz, que há 10 anos está à frente da igreja matriz”, explicou o propositor da sessão solene, o vereador Preto Aquino (PSD). O presidente da casa,  Eriko Jácome, assumiu a presidência da sessão e parabenizou a proposição da solenidade.

“O sentimento nesta noite é de gratidão a Deus, ressaltando a atenção e a sensibilidade da Câmara Municipal de Natal para com toda a vida da cidade, ao promover esta homenagem muito justa aos 60 anos da paróquia de São João Batista. Esta solenidade nos dá oportunidade de relembrar um pouco da história desta paróquia já muito bem consolidada em Lagoa Seca. Uma paróquia dinâmica, pela qual passaram tantos sacerdotes dedicados, que marcaram a vida da comunidade, entre eles o Padre Pio, o padre Robério Camilo e agora o padre Marcelo Cezarino”, comentou arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime, presente à sessão solene.

“A igreja matriz de São João Batista tem espírito missionário, que não evangeliza apenas dentro de quatro paredes”, ressaltou o padre Marcelo Cezarino. Para ele, a homenagem da CMN representa o “reconhecimento” da sociedade natalense. “Vejo pessoas que há 25, 30 e 35 anos estão lá, colaborando com a evangelização nesta comunidade paroquial. Então, para mim a homenagem de hoje é um reconhecimento daquilo que a comunidade de São João Batista dedica à cidade de Natal”, reforçou. “Hoje, não somos 25 homenageados. Somos a comunidade de São João Batista que está aqui para ser reconhecida. E não apenas a comunidade de hoje, mas todos os que a construíram para nós, como também aqueles para os quais a deixaremos”, completou o fiel Edson Batista da Costa.

Durante a sessão solene, a secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes, representou a Prefeitura de Natal, e o assessor técnico da Secretaria Estadual de Planejamento, Manoel Marques, representantou o Governo do Rio Grande do Norte.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo