• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

14/04/2023 Vereadores participam da Primeira Conferência Potiguar do Clima (COP Clima) 

A Câmara Municipal de Natal esteve representada na I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima). O evento, que tem o vereador professor Robério Paulino (PSOL) como idealizador e presidente honorário, começou na quinta-feira (13) e segue até amanhã (15), reunindo especialistas das quatro universidades públicas do estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas.

A COP Clima está sendo realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “A Primeira Conferência Potiguar do Clima é de extrema importância para todos nós e a Câmara Municipal de Natal não poderia ficar de fora. Ontem, vim representando a nossa instituição e hoje, estou aqui, para participar dos debate, palestras e dos grupos de trabalho,” falou o vereador Milklei Leite (PV).

O tema principal nesta primeira edição, é a urgente necessidade de rearborização do semiárido potiguar, frente à desertificação crescente e à elevação da temperatura. “O planeta pede socorro. A temperatura global subiu nos últimos 100 anos, um grau em média, o que implica em eventos climáticos drásticos no mundo inteiro. Nós estamos vivendo processos de poluição, de desmatamento, contaminação dos mares e as previsões não são nada otimistas como aumento de temperatura. Então, nós temos, em quanto há tempo, tentar reverter isso. E essa conferência está discutindo todos esses problemas com várias mesas,” falou o vereador professor Robério Paulino (PSOL).

Uma das resoluções centrais do evento será o plantio de 5 milhões de árvores na área da caatinga e no semiárido do estado para conter o processo de desertificação.  “O nosso papel é dá impulso para tentar reverter esse processo. Aqui na capital potiguar nós temos uma parceria interinstitucional entre a UFRN, a Prefeitura e a Câmara para plantar até 50 mil árvores em natal nos próximos anos,” enfatizou o vereador Robério.

O evento será encerrado com uma ação envolvendo crianças. “Por que elas são o nosso futuro. No sábado, pela manhã, teremos um momento prático aonde as crianças vão plantar sementes das futuras árvores que vão alimentar pessoas e animais no futuro”, falou a jornalista Glacia Marillac, uma das organizadoras.

Texto: Phablo Galvão

Fotos: Francisco de Assis

1°Conferência Potiguar COP CLIMA/RN 14/04/2023